É claro que o trânsito nunca vai depender somente de nós, pois há diversos outros agentes e fatores envolvidos. Mas há muito que pode ser feito para minimizar os riscos. É o que a direção defensiva propõe. Abaixo você entende o que ela é e confere 5 dicas infalíveis para pôr em prática hoje mesmo!
De modo muito parecido, por aqui também já falamos sobre quando a segurança vira um risco: dicas para usar o cinto de segurança corretamente. Sobre 5 conselhos para dirigir com segurança na chuva e no escuro. E até sobre 5 hábitos perigosos ao volante, para você não cometer mais. Imperdível!
1. Conheça bem seu carro
Isso vale para veículos próprios, mas também para carros alugados. Trata-se de redobrar a atenção sobre o desempenho do automóvel em termos de frenagem, aceleração e comportamento nas curvas. Entre outros fatores que indicam sua segurança.
Alguns carros são mais esportivos, outros mais utilitários ou mais confortáveis. Por exemplo, não tratar um SUV como um jipe e vice-versa é algo que pode fazer toda diferença. Especialmente quando o assunto é a direção defensiva no melhor sentido.
2. A relação com outros veículos
Todo mundo já deve ter ouvido falar sobre “manter uma distância segura em relação ao veículo da frente”. No caso, não só isso é importante, como é parte de toda uma filosofia de trânsito, que vai muito além desse preceito básico.
De fato, é preciso observar os demais veículos o tempo todo, tanto à frente quanto nas laterais. E, claro, pelos retrovisores, em relação aos automóveis que vão se aproximando e se afastando. Com isso é possível evitar diversos tipos de situações ou mesmo choques.
3. De olho na sinalização
Outro ponto que constitui uma verdadeira filosofia no tráfego defensivo é o de respeitar sempre as sinalizações de cada via. Até porque, o Brasil tem ruas, estradas, rodovias e todo tipo de situação, cada uma com sua especificidade.
Portanto, é preciso nunca descumprir velocidades recomendadas, momentos de fazer uma conversão, uma ultrapassagem, etc. Lembrando que isso inclui placas verticais, mas também sinalizações horizontais, pintadas no chão.
4. A sua postura geral
Este já é quase um preceito de sabedoria: a confiança excessiva é um risco. No trânsito isso vale pelo dobro, pois quase sempre pode gerar negligência ou mesmo imprudência. Portanto, nada mais contrário a essa postura do que a direção defensiva.
Aqui estamos falando de cuidados simples como uso do cinto de segurança e não utilizar o celular ao volante. Sem falar em dirigir com sono ou após beber. Além de não cair na tentação de manobras arriscadas, como arrancadas irresponsáveis ou freadas bruscas.
5. Respeite as leis de trânsito
Por fim, uma última dica que alguns também podem até estranhar, mas que tem tudo a ver com direção defensiva. Até porque, manter-se em dia com as regras do Código de Trânsito Brasileiro evita acidentes e também prejuízos, como o das multas.
Por exemplo, no fim do ano passado noticiamos quando a Lei Seca passou a contar com um novo bafômetro, que flagra álcool até em motoristas inconscientes. E, agora mesmo em 2023, quando a nova lei do insulfilm mudou os limites de uso desse dispositivo. Por isso é preciso ficar em dia com as leis de trânsito!