Há diversas invenções ligadas ao mundo automotivo que hoje consideramos óbvias, como se sempre tivessem existido. No entanto, elas precisaram ser criadas e, quase sempre, passar por adaptações. É o caso do semáforo: afinal, quando o dispositivo surgiu no Brasil e no mundo? Entenda!
Por aqui, também já falamos sobre uma nova regra que permite furar sinal vermelho, mas que gera confusão. Falamos sobre o fato de que um pedestre também pode ser multado. E até sobre as demarcações viárias, que são diferentes das placas de trânsito, por serem pintadas horizontalmente. Confira!
Semáforo automotivo: sua invenção e sua evolução
Alguns chamam de farol, outros de semáforo, ou ainda de sinal e sinaleiro. Depende também da localidade dos falantes brasileiros. Mas a origem do semáforo automotivo é inglesa. Seu criador é, historicamente falando, John Peake Knight, que trouxe a novidade em 1868.
Mais especificamente, foi em 10 de dezembro, em Londres. O primeiro semáforo ou sinaleiro foi instalado no cruzamento entre a Rua Bridge e a Rua George. Perto do local histórico encontram-se, ainda hoje, o Parlamento Britânico e o famoso relógio Big Ben.
Mas vale lembrar que o dispositivo era uma adaptação apenas, já que os sinaleiros ferroviários já existiam e eram bem parecidos. Na prática, a invenção de J. P. Knight tinha dois braços ou varetas, que abertos indicavam “Pare”. E fechados indicavam “Siga com cuidado”.
A origem ferroviária (caso parecido com o das bitolas) ficava clara pelo fato de que, antes de abrir ou fechar, o dispositivo emitia alertas sonoros. Exatamente como as sirenes dos semáforos ferroviários fazem até hoje. De noite, uma luz vermelha indicava o “pare”, e uma verde o “siga”, reforçando a sinalização visual.
Infelizmente, a invenção fracassou 23 dias depois, após explodir e matar um policial. Isso porque a novidade funcionava à base de gás. Depois disso, houve modelos que funcionavam manualmente, operados por agentes de trânsito que manuseavam o item o tempo todo, com a precisão de um relógio.
Só em 1912 surgiria o primeiro semáforo elétrico, nos EUA, em Salt Lake. Quem assinou a invenção foi Lester Wire, oficial da polícia. Já o tipo tradicional tricolor, com luzes em verde, amarelo e vermelho, surgiria em 1920, em Michigan, também nos EUA.
A invenção de 1920 foi assinada por William L. Potts, também da polícia, só que inspetor. Ele também criou o sinaleiro em forma de caixa preta tal como conhecemos hoje. Em termos de história do Brasil, o primeiro semáforo veicular foi instalado em 1935 apenas. Na região do Brás, um bairro localizado em São Paulo, capital.