A maior revolução na segurança dentro do carro foi a do cinto de segurança. Fora dele foi, sem dúvida, a da faixa de pedestres, por ser algo ao mesmo tempo barato, disseminado e eficiente. Por isso mesmo é que decidimos explicar melhor a sua origem e importância. Logo abaixo, confira os detalhes e fique por dentro!
De modo bem parecido, aqui no blog nós também já falamos sobre ciclofaixa e ciclovia: diferenças e funções. Sobre semáforo e sinal de trânsito: quando o dispositivo surgiu no Brasil e no mundo? E até sobre guard rail (defensa metálica): entenda o que é e seu papel exato na dinâmica do trânsito. Imperdível!
Faixa de pedestres: origem remota e moderna
Por incrível que pareça, a origem da faixa de pedestres não é algo moderno. Na verdade, historicamente a primeira delas teria mais de 2 mil anos. O que confirma isso são as ruínas da cidade de Pompeia, famosa cidade romana destruída por um vulcão em 79 d.C.
Lá já verificamos o conceito da faixa, conforme foto acima. Lembrando que já havia sistemas de drenagem fluvial e circulação de animais pelo local. Modernamente, é nos idos de 1940 que os carros movidos a combustão começam a se disseminar pelas cidades.
Ou seja, a ponto de se tornarem um problema de segurança urbana. Nos EUA, houve debates e pesquisas por conta disso. E cada região começou a propor ou mesmo praticar soluções. Isso foi desde o uso de grades, muros e barreiras, até definir legalmente que a preferência devia ser sempre do pedestre.
Mas foi em Londres que surgiu a faixa de pedestres estilo zebra, tal como conhecemos hoje. Já no fim da década de 1940, sendo que em 1951 eles já tinham leis claras a respeito.
Não foi à toa que a foto dos Beatles atravessando uma faixa de pedestre em Abbey Road (Londres) se imortalizou. Por falar no uso de faixas de pedestre pintadas na via, é interessante notar que o surgimento dos semáforos acontece concomitantemente.
Ou seja, bem cedo as faixas e os sinaleiros começam a ser implementados em conjunto, até antes dos idos de 1930. O que também confirma a preocupação com a segurança dos pedestres.
Faixa de pedestres: semáforos e estatísticas
Como vimos, não demorou até que sinaleiros e faixas de pedestres fossem utilizados em conjunto. Na verdade, o primeiro semáforo de todos surgiu em 1868, em Londres. Mas, como ele era à base de gás, em poucos dias ele explodiu, matando um agente de trânsito.
Os sinaleiros só voltariam em 1912, já em versão elétrica, e agora nos EUA. Em 1920 surge o primeiro modelo tricolor, tal como utilizamos hoje: verde, amarelo e vermelho. Na sequência as faixas de pedestres começam a compor esse “conjunto de segurança” para os pedestres, nos EUA e no mundo.
No Brasil, o primeiro semáforo foi instalado em 1935, em São Paulo. O local escolhido para marcar essa história foi o Brás, um bairro tradicional da capital paulista. Hoje as estatísticas são muito claras, e provam que o respeito à faixa de pedestres realmente salva vidas.
Segundo dados do próprio Detran, essa conscientização reduz em até 83% o número total de atropelamento de pessoas. Por outro lado, de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil quase 20% das mortes no trânsito ainda são de pedestres.