As alternativas para a mobilidade urbana já são uma realidade, como modo de vencer o caos que algumas metrópoles se tornaram e proteger o meio ambiente. Aí é que surge a questão das ciclovias e ciclofaixas. Logo abaixo, confira o ranking dos estados mais desenvolvidos e engajados nesse sentido!
De modo bastante parecido, por aqui nós também já falamos sobre ciclofaixa e ciclovia: entenda melhor as diferenças e funções de ambas. Falamos sobre faixa de pedestres: conheça sua origem e importância. E até sobre guard rail (defensa metálica): entenda o que é e o seu papel nos dias de hoje. Não perca!
Os estados mais engajados com as ciclovias e ciclofaixas
Como vimos acima, as ciclovias e ciclofaixas já são uma realidade nas maiores cidades do Brasil. A diferença entre ambas é que a ciclovia é uma faixa exclusiva para ciclistas, destacada da via de carros por grades, muretas, cones e afins.
Já a ciclofaixa divide espaço com a via automotiva, por meio de demarcações viárias como tachões. Que são aqueles retângulos ou círculos presos na pista, também chamados “olhos de gato”, por contarem com refletores de luz. De qualquer modo, nos dois casos temos algo indispensável.
Ou seja, tanto a ciclovia quanto a ciclofaixa se tornaram sinônimo de eficiência, economia, respeito ao meio ambiente e até saúde. Mas para que as pessoas realmente prefiram pedalar em vez de utilizar seus carros, é preciso que tal infraestrutura cumpra o seu papel. O que depende dos governos locais.
Quando falamos em infraestrutura urbana em termos de ciclovia e ciclofaixa, cada estado brasileiro parece se comportar de um modo. Por isso, foi realizado o ranking que posiciona aqueles que são os estados mais envolvidos ou engajados com essa causa.
Quem realizou o levantamento foi a Aliança Bike, que é uma associação voltada para o universo do ciclismo no Brasil. Na verdade, o projeto contabiliza constantemente o avanço do ranking. Os subsídios para tanto são fornecidos pontualmente pelas prefeituras locais.
O ranking das capitais com mais quilometragem cicloviária é o seguinte:
- São Paulo: 699,2km
- Brasília: 527,23km
- Rio de Janeiro: 450 km
- Fortaleza: 411 km
- Salvador: 308,59 km
- Curitiba: 252,1 km
- Recife: 169 km
- Florianópolis: 121,56 km
- Belém: 116,5 km
- Rio Branco: 110 km
Mas há outra medida interessante realizada pelo portal, que é sobre o número de quilometragem para cada 100 mil habitantes. Essa métrica indica o acesso concreto às melhorias cicloviárias para cada cidadão conforme sua região.
Ou seja, ela não aponta um número abstrato, mas sim contextualizado, que cruza a infraestrutura criada com a quantidade de beneficiários por estado. Neste caso, o ranking muda sensivelmente, ficando assim:
- Rio Branco: 26,22 km/100 mil habitantes
- Florianópolis: 23,53 km/100 mil habitantes
- Vitória: 18,94 km/100 mil habitantes
- Brasília: 17,04 km/100 mil habitantes
- Palmas: 15,64 km/100 mil habitantes
- Fortaleza: 15,20 km/100 mil habitantes
- Curitiba: 12,84 km/100 mil habitantes
- Aracaju: 12,79 km/100 mil habitantes
- Salvador: 10,64 km/100 mil habitantes
- Campo Grande: 10,26 km/100 mil habitantes