Com o crescimento da concorrência e a necessidade de vender cada vez mais, as lojas e concessionárias estão sempre trazendo vantagens. Algumas delas têm a ver com as formas de pagamento. Daí a questão sobre comprar um carro no cartão de crédito: afinal, é possível mesmo? Entenda tudo abaixo!
De maneira consideravelmente semelhante, por aqui também já falamos sobre comprar um carro à vista: veja 5 vantagens principais. Falamos sobre vistoria veicular antes de comprar um automóvel: entenda por que e como fazer. E até sobre os 5 golpes mais perigosos na hora de comprar um veículo. Não perca!
Comprar um carro no cartão de crédito: entenda como
Primeiramente, é preciso distinguir a compra do carro novo e a do seminovo ou usado. No segundo caso, se o carro tiver um valor total menor, é possível parcelar a aquisição toda no cartão de crédito. Tudo depende da loja vendedora que você encontrar.
Mas a situação muda bastante no caso do carro novo. Quando falamos em grandes concessionárias, a aceitação de cartão de crédito é bem mais restrita e exigente. Basicamente, as lojas costumam parcelar no máximo 10% ou 15% do valor total do carro.
E isso, geralmente, quando tal valor não supera a casa dos R$ 10 mil. Em termos de parcelas unitárias, o máximo também costuma ser em até 10x, com ou sem juros. Algumas podem não permitir algo acima de 3x sem juros. Se passar disso, já paga juros.
A estratégia também pode mudar no tocante a qual valor será passado no cartão. Geralmente é a entrada, ficando o resto em financiamento com o banco. Mas também há casos em que o cartão de crédito entra em cena para permitir a aquisição de um modelo mais caro.
Comprar um carro no cartão de crédito: dicas e cuidados
Como vimos, há vários modos de passar o cartão de crédito na hora de comprar um carro. Se a negociação for sobre um veículo novo, é preciso ficar de olho nas variáveis. Como as eventuais taxas de juros e também de serviço, seja da loja ou da administradora do cartão.
Para começar, é preciso pôr na ponta do lápis o “custo total efetivo” do automóvel. Ou seja, no fim das contas, quanto o seu bem terá custado como um todo? Só siga adiante se os números fizerem sentido e estiverem dentro do que você esperava.
Outro ponto que pede cuidado é sobre cada parcela e cada taxa de juros. Isso porque algumas lojas podem fazer, por exemplo, a primeira parcela sem juros, e as conseguintes com juros. Isso é comum em companhias aéreas, e há concessionárias que seguem o exemplo. Então, fique de olho.
Por fim, é claro que você precisa considerar o limite do seu cartão de crédito. Isso porque um parcelamento de cerca de 10x vai reduzir seu poder de compra por quase um ano, não é mesmo? Então, ou você aumenta o limite, ou leva isso em conta desde o começo.
De qualquer modo, quando bem aplicado, o cartão de crédito pode se tornar um aliado na compra de um veículo. Além disso, como o valor costuma ser alto, se tudo ocorrer bem o seu score também pode aumentar, graças à aquisição feita. Sobretudo quando há programas de fidelidade envolvidos.