A Nissan finalmente voltou a importar o Sentra para o Brasil, novamente vindo do México, assim como o modelo anterior, que deixou de ser vendido por aqui em 2021. O novo Sentra adota uma plataforma nova, visual totalmente renovado, semelhante aos modelos mais modernos da Nissan, bem como novos itens de segurança. Os preços partem de R$ 148.490.
As linhas gerais lembram também o Versa, com estilo bem mais jovial do que o modelo anterior. A plataforma é a CMF C/D, para modelos médios da Aliança Renault-Nissan. Ela dá base a uma grande família de modelos que inclui os atuais Renault Megane e Scénic europeus, os SUV Nissan Qashqai e Rogue e até o novo Mitsubishi Outlander.
No Brasil, o novo Sentra, agora na oitava geração, é equipado com apenas um motor, um 2.0 com 151 cv e 20 kgfm de torque a elevadas 4.000 rpm. O câmbio é sempre CVT com 8 marchas simuladas. O senão é que o propulsor, ao menos por enquanto, é movido apenas a gasolina. O Sentra antigo era flex.
O 2.0 é o mesmo do modelo antigo, mas recebeu algumas mudanças para ficar mais potente e eficiente. Antes eram 140 cv. O torque se manteve o mesmo, e o câmbio passou a ter marchas simuladas, em vez do CVT convencional de antes.
Sentra cresceu
O sedã cresceu em quase todas as dimensões e ficou mais espaçoso por dentro. O entre-eixos chegou a 2,70 m, 7mm a mais do que o Sentra anterior, o que abre mais espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro.
O comprimento ficou 10mm maior e chega a 4,64 m. No entanto, o modelo ficou expressivamente mais baixo (55mm), dando um perfil mais esportivo ao sedã. Já o porta-malas, destaque da geração antiga, está 37 litros menor, agora com ainda bons 466 litros.
São duas versões disponíveis no lançamento, a Advance, vendida a R$ 148.490, que é bem equipada de série. Há faróis de LED, ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas, rodas de 17″, chave presencial com partida por botão, câmera de ré, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, sensores de obstáculos na frente e atrás, e multimídia com tela de 8″ e CarPlay e Android Auto.
A versão de topo Exclusive, tabelada a R$ 171.590, inclui itens importantes, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), teto solar, monitores de faixa de rolamento e ponto cego, rebatimento elétrico dos retrovisores, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de câmeras 360°, além de alto falantes da Bose. O Sentra Exclusive ainda pode receber revestimento de couro claro por R$ 1.700 extras.
Corolla é rival principal
O principal alvo do modelo no Brasil é o consumidor das versões 2.0 flex do Toyota Corolla, já que o Sentra não possui opção híbrida. O Sentra Advance é apenas R$ 2 mil mais caro que o “pelado” Corolla GLi, e bem mais barato que os R$ 153.390 cobrados pelo Corolla XEi, que tem nível semelhante de equipamentos.
Já o Sentra Exclusive também é cerca de R$ 5 mil mais em conta que o Corolla Altis Premium, tabelado a R$ 176.190, também com mesmo nível de equipamentos. A versão é a topo de linha dos Corolla 2.0 sem o apelo “esportivo” da GR-Sport (R$ 175.590).
Isso porque VW Jetta e Honda Civic saíram do segmento e hoje atuam em nichos de mercado com baixo volume. O Jetta com o esportivo GLI e o Honda com seu modelo híbrido.
Híbrido
Apenas o mercado chinês possui um Sentra híbrido, equipado com um 1.2 de três cilindros a gasolina e um motor elétrico. A potência total é de 136 cv e o motor a gasolina não traciona as rodas, apenas gera energia para o motor elétrico. Na China, o Sentra híbrido se chama Sylphy e-Power.