Nos últimos tempos, a indústria automotiva no Brasil cresceu muito, inclusive recebendo diversas marcas internacionais. É o caso da Chery, da JAC, da BYD e de tantas outras. Contudo, ainda há algumas marcas de carro desconhecidas. Por isso fizemos esta lista: veja logo abaixo 5 casos mundiais curiosos!
Por aqui também já falamos sobre Ferrari, Ford e outras: veja 5 marcas que não seriam nada sem seus fundadores. Falamos sobre logotipos automotivos: 5 marcas de carros que mudaram de emblema recentemente. E até sobre 5 casos emblemáticos que temos no Brasil de motores de uma marca em carros de outra. Confira!
5. Venirauto (Venezuela)
Em 5º lugar vamos citar uma marca venezuelana, do nosso país vizinho. Na verdade, a Venirauto tem capital da Venezuela, seu país de origem, mas também iraniano. Seu nome une os termos “Ven” (Venezuela), “ira” (Irã) e “auto”, de automóveis. Ela foi fundada em 2006, e tem dois carros-chefes até agora.
O primeiro é o Turpial, um compacto que pode sair de fábrica na versão sedã ou hatch. Ele costuma ser comparado com o Mazda 121 (dos anos de 1980), só que com um visual mais moderno. E tem o Centauro (o da foto acima), um sedã inspirado no sistema mecânico do Peugeot 405.
4. Proton (Malásia)
Proton Alami Carnival, a picape conceito que faz lembrar a Ford F-150 Raptor | Imagem: reprodução.
Agora nos deslocamos até o sudeste asiático. Trata-se, por lá, da primeira marca automotiva nacional. Ela foi fundada em 1983, e no começo ainda usava sistemas mecânicos da Mitsubishi. Só que com o tempo ela foi se modernizando, como vemos no carro conceito acima.
Mais recentemente a Proton não só ganhou autonomia, como começou a exportar seus automóveis produzidos internamente. Os países compradores incluem Chile, Austrália e até Reino Unido. Um dos carros mais famosos da marca malasiana é o sedã Persona. Mas também há hatches e minivans sendo vendidos.
3. Innoson (Nigéria)
Aqui temos uma marca nigeriana, fundada em 2004. Embora desconhecida para nós, ela é bem forte por lá, sendo que 70% dos componentes de produção têm produção local. O resto é importado de países como Alemanha, Japão e China, ao menos por enquanto.
Além disso, ela tem um portfólio bem diversificado, que inclui desde caminhões, ônibus e vans, até picapes e SUVs. Tecnicamente, a Innoson Vehicle Manufacturing (usa-se também a abreviação IVM) foi a primeira marca nacional de carros da Nigéria.
2. Pars Khodro (Irã)
Pars Tondar 90, um Renault Logan exclusivo da parceria com a marca iraniana | Imagem reprodução.
Aqui temos um caso de marca iraniana, mas que nem por isso deixa de fazer parcerias com as gigantes globais. Ele foi fundada em 1950, já com foco em produzir o Jeep Willys, em parceria. Em 1970, já era a única montadora a fabricar veículos da Cadillac fora dos EUA.
Nos idos dos anos 2000 saiu o Pars Tondar 90, nada menos que um Renault Logan com visual diferenciado, exclusivo para o mercado iraniano. Um pouco depois foi a vez da Nissan, que fechou uma parceria para comercializar por lá uma picape Frontier também exclusiva.
1. Wuling (China)
Ninguém ignora que o mercado chinês é um colosso global. O que poucos sabem é que por lá há diversas montadoras locais, que convivem e até negociam com gigantes internacionais. Inclusive, a Wuling Automobile tem como acionistas ninguém menos que a General Motors.
A marca chinesa foi fundada em 2002, colocando-se como uma opção especializada em minivans. Hoje seu carro mais vendido é o Hongguang, conhecido como “Mini EV”. Ele foi lançado em 2020 e já vendeu mais de 1 milhão de unidades, sendo o carro elétrico mais comercializado no País.