A Toyota mexeu novamente na versão GR-Sport da Hilux, a variante com apelo mais esportivo e off-road da picape. Agora, a linha 2024 ganhou novas mudanças técnicas e se distancia mais das versões comuns da Hilux.
A Toyota parece vir achando a receita aos poucos com o modelo. A versão foi lançada em 2018 como linha 2019 apenas com apelo visual e o mesmo motor 2.8 diesel com 177 cv das outras Hilux. Em 2020, 100 unidades da GR-S foram equipadas com um motor V6 4.0 a gasolina de 234 cv.
Em 2021, as demais Hilux subiram de 177 cv para 204 cv, com a nova GR-Sport chegando no início de 2022 com 224 cv, e agora recebe também freios melhorados, com discos também no eixo traseiro. O câmbio é sempre automático de seis marchas.
As bitolas estão mais largas na frente (15,5cm) e atrás (14cm). A suspensão foi retrabalhada com novas molas e amortecedores para suportar uso mais intenso fora de estrada.
A ideia é deixar a picape mais estável em velocidades mais altas e melhorar o comportamento em piso ruim, algo como a Ford fez com a F-150 Raptor. Os braços da suspensão dianteira são maiores e mais robustos, bem como o curso, e o eixo traseiro é específico para a Hilux GR-Sport.
O visual precisou acompanhar as mudanças, principalmente por conta das bitolas mais largas. Os para-lamas ganharam apliques para encobrir as rodas, que agora saltam para a as laterais, deixando a picape bem mais larga. As rodas são de 17″ com pneus de uso misto.
A versão é a topo de linha da Hilux, e a lista de equipamentos acompanha o esperado pelo valor cobrado de R$ 367.390. Há faróis de LED, multimídia com tela de 9″ com Android Auto e CarPlay, partida por botão, bancos de couro sintético, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, controle de estabilidade e tração com modo off-road e 7 airbags.