A Volkswagen vai mesmo encerrar a carreira do Passat sedã. O modelo já havia saído de linha em janeiro de 2022 na Europa, e a versão americana também deixou de ser vendida no ano passado. A partir de 2024, o modelo será oferecido apenas na versão Variant, com importantes mudanças na estratégia de produção.
O fim do Passat sedã coincide com a queda na procura por modelos médios, mesmo com o VW sendo o líder do segmento. A Opel já tinha cancelado o Insignia e a Ford também já hava decidido pelo fim do Mondeo. Restam apenas os Peugeot 508 e Mazda6.
No entanto mesmo sem o o sedã, a Volkswagen desenvolveu uma nova geração da Passat Variant, mas agora a perua foi criada pela Skoda, braço tcheco do grupo. O novo carro tem parentesco próximo também com o novo Skoda Superb, sobre uma nova evolução da plataforma MQB.
Ambos serão produzidos em Bratislava, na República Tcheca. O Skoda terá versões hatch e perua, enquanto o Passat será sempre perua. O Volkswagen terá nível de construção, acabamento e refinamento superiores aos dos Skoda.
Para quem ainda quiser um sedã médio grande da Volkswagen, a única opção agora é o Arteon, que se mantém em linha. O modelo também tem uma bela perua com ares esportivos na gama.
O Passat sedã deverá ser espiritualmente substituído pelo sedã elétrico ID.7, e possivelmente uma versão peria, também elétrica, antecipada pelo conceito ID.Space Vizzion.