A Volkswagen anunciou que vai paralisar também a produção do SUV T-Cross a partir do próximo dia 10 de abril por culpa da falta de componentes eletrônicos para montagem das unidades. Serão 23 dias de produção suspensa com funcionários em férias coletivas.
A linha de montagem só vai voltar a funcionar no dia 2 de maio. Segundo a marca, a paralisação já estava programada desde 2022 e deve ajudar a fabricante a ajustar seus estoques de componentes, evitando novas paralisações no futuro.
A fábrica inteira de São José dos Pinhais (PR), onde o T-Cross é feito, já foi paralisada em fevereiro também pela falta de componentes.
A VW já parou a produção do Polo Track, feito em Taubaté (SP), pelo mesmo motivo. Por lá, a produção ficará parada por 10 dias, voltando em 5 de abril próximo.
A Stellantis também parou a fábrica de Goiana (PE) por falta de componentes. No momento, os três turnos estão totalmente desligados. Dois voltarão no próximo dia 5 de abril, e o terceiro somente no dia 9 de abril.
Em Pernambuco são produzidos os Jeep Compass, Renegade e Commander, e a Fiat Toro. A Jeep chegou a suspender os pedidos para a versão Sport do Compass, para priorizar a montagem das versões mais pedidas. Mas agora precisou paralisar a produção totalmente. Não há informações sobre atrasos nas entregas.
Outras fábricas também estão paradas, como de Hyundai e Chevrolet. No entanto, elas afirmam que as paralisações de agora têm relação com a queda nas vendas, diferentemente de VW e Stellantis.
A Hyundai está com a fábrica de Piracicaba (SP) parada desde o último dia 20 de março. A linha só voltará a operar na próxima segunda-feira (3).
A GM também vai frear a produção de TrailBlazer e S10 até o próximo dia 13 de abril, dando férias coletivas para quase todos os funcionários da fábrica de São José dos Campos (SP).
Entre 2021 e 2022, a marca foi uma das mais afetadas pela falta de componentes, chegando a mudar a configuração de modelos como o Onix. O hatch perdeu itens de série básicos, como Bluetooth e Android Auto e CarPlay que já eram sem fio em algumas versões, voltaram a usar fio.