A GM vai deixar de equipar seus carros com Apple CarPlay e Android Auto num futuro próximo. Atualmente, o sistema está em quase todos os carros novos do mercado, mas isso deve mudar, principalmente nos elétricos da marca que usam a arquitetura eletrônica Ultifi.
A mudança será gradativa, com os modelos de motor a combustão e os elétricos já à venda mantendo o CarPlay e Android Auto como já estão. A Silverado EV também continuará com o sistema, mas, por exemplo, a nova Blazer EV, que será lançada no fim deste ano, já não tratá Apple CarPlay, bem como os próximos Equinox EV, GMC Sierra EV e o belíssimo Cadillac Celestiq.
Isso porque finalmente os sistemas de fábrica finalmente vêm conseguindo chegar no nível de usabilidade e confiabilidade dos sistemas da Apple e Google.
A melhoria na interface, com mais rapidez de processamento, comandos mais simples e menos complicados, foi necessária para melhor integração com os sistemas de assistência à condução e displays mais complexos dos modelos elétricos.
A integração dos sistemas nativos carro com o CarPlay e Android Auto é mais complexa e pode limitar o usuário de algumas funções. Entre elas encontrar estações de carregamento e onde usar os sistemas de condução autônoma Super Cruise e Ultra Cruise da GM.
A Tesla, por exemplo, nunca ofereceu nenhum dos dois sistemas em seus modelos.
Por enquanto, apenas os novos elétricos da GM estão na nova estratégia de trazer apenas o sistema de fábrica. Segundo a marca, os modelos com motor a combustão têm arquitetura eletrônica própria e sistemas de assistência à condução diferentes.
Sistemas por assinatura
Outro fator determinante, é que os modelos elétricos poderão entrar no guarda-chuva dos serviços por assinatura, já que com 100% das funções dos sistemas de entretenimento, navegação e assistência concentrados no sistema nativo do carro, a GM pode passar determinados itens para uma lista de extras que o cliente pode, ou não, optar por ter em seu veículo.
Isso não significa que funções do Google estarão de fora dos carros da GM. O sistema nativo trará embutido o assistente pessoal, Google Maps, e várias funções que estariam em Android Auto ou CarPlay, por exemplo, mas operadas diretamente no sistema do carro.