O aplicativo de mapas Waze vai começar a avisar os motoristas sobre alagamentos e enchentes nas vias de Rio de Janeiro e São Paulo, oferecendo rotas alternativas para as regiões afetadas. A função é fruto da parceria do aplicativo com o Governo de São Paulo e a Prefeitura do Rio de Janeiro, que enviarão as informações sobre as vias intransitáveis durante temporais.
O alerta é automático, avisando sobre um alagamento no destino ou na rota escolhida pelo motorista. Em São Paulo, as informações serão enviadas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil. O aviso é feito da mesma forma como a Defesa Civil paulistana informa a população de enchentes por SMS ou pelas redes sociais.
No Rio de Janeiro, o alerta será emitido pelo Centro de Operações Rio (COR), que também informa a população carioca por canais como Twitter e Instagram.
Google Maps
Embora o Waze seja controlado pelo Google, esses informes não são repassados para o Google Maps. Isso porque o Maps já possui um alerta de inundações próprio, com informações recebidas pelo Serviço Geológico Brasileiro do Ministério de Minas e Energias.
O MME manda as informações para a plataforma global FloodHub, de onde o Google Maps coleta informações sobre inundações e desastres naturais no mundo todo, inclusive nas capitais brasileiras.