A Porsche resolveu fazer um recall em 489 unidades do Carrera GT por um defeito encontrado num componente da suspensão que foi feito de um material que pode não possuir a resistência necessária à corrosão quando exposto a sal e estresse mecânico durante o ciclo de vida do carro.
Como resultado, as juntas esféricas da suspensão dianteira, componente em questão, podem rachar e se partir, gerando uma possível falha catastrófica no supercarro fabricado nos anos 2000.
Não há acidentes registrados com alguma relação com o defeito, que foi encontrado por acaso pela própria marca. Uma unidade do Carrera GT estava em manutenção com a marca em 2019, quando as juntas esféricas de um dos lados da suspensão foram encontradas quebradas.
O serviço, aliás, não tinha qualquer relação com o problema, e o proprietário sequer havia mencionado alguma reclamação sobre a suspensão. Ainda assim, a Porsche resolveu investigar mais a fundo até recolher informações suficientes para determinar que o componente apresenta corrosão acima do esperado quando o carro é usado em ambientes onde sal é jogado nas pistas para derreter gelo acumulado.
A Porsche não mencionou se as 489 unidades do Carrera GT envolvidas, quase todas residentes no Canadá e Estados Unidos, foram usadas nessas condições, mas a marca afirma que resíduos de sal podem continuar presentes nas pistas secas, mesmo após o gelo ser todo retirado. Ao todo, foram vendidas 675 unidades nos dois países.
O defeito foi percebido apenas na unidade de onde toda a pesquisa se iniciou, mas ainda assim o recall foi iniciado “por excesso de cautela” pela própria marca. No entanto, a Porsche ainda não tem uma peça substituta para colocar no lugar.
A marca ainda irá desenvolver o novo componente com materiais mais resistentes e irá primeiro inspecionar cada unidade para determinar se há degradação anormal. Caso haja, os donos serão indicados para evitar usar o veículo até que a nova peça esteja disponível.