A startup fabricante de veículos elétricos Rivian deverá se tornar rentável pela primeira vez no segundo semestre de 2024, de acordo com a chefe de finanças da empresa Claire McDonough. Ela falou durante um evento do Bank of America na última semana.
A CFO da Rivian afirmou ainda que a empresa pretende produzir nada menos que 85 mil unidades dos modelos R1 em 2024, divididos entre a picape R1T e o SUV R1S, além da van elétrica de entregas, usada atualmente pela Amazon.
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A Rivian amargou um grande recuo nos pedidos por conta dos aumentos de preços em março, mas já afirmou que irá cumprir a meta de unidades para o primeiro semestre deste ano.
Outro grande salto para a rentabilidade da empresa será a nova plataforma de modelos R2, que estará em carros menores e mais baratos.
A executiva adiantou que os novos modelos deverão entrar em produção entre 2025 e 2026, e a expectativa é produzir 200.000 unidades desses modelos em 2026 e partir para 400 mil unidades anuais a partir dos anos seguintes.
A estratégia será a mesma usada pela Tesla. A Rivian lançou primeiro seus modelos mais caros, estabeleceu terreno e agora irá apresentar opções mais em conta. Os carros da plataforma R2 deverão custar cerca de US$ 40 mil.
Rivian global
Além de volume, os novos modelos também deverão ser carros vendidos globalmente, finalmente levando a Rivian oficialmente para outros mercados além do norte-americano. A Europa deverá ser seu primeiro alvo, com a marca já iniciando trabalhos buscando criar centros de serviço na Alemanha.
As vans de entregas, usadas primordialmente pela Amazon, também estão entre as prioridades. A produção das EDV chegou a ser paralisada para que a Rivian pudesse equipá-las com as novas baterias de fosfato de lítio e o novo motor Enduro, de fabricação própria. Já são cerca de 3 mil vans circulando pelos EUA.