O chefão da Volkswagen Thomas Schäfer deu declarações no mínimo polêmicas sobre o futuro das tecnologias de propulsão usadas dentro do próprio conglomerado nos próximos anos. O CEO reafirmou que a versão de produção do conceito ID.2all deverá custar menos de 25 mil euros e será seguido de um modelo abaixo dos 20 mil euros em 2026.
O e-Up!, atual elétrico mais barato da Volkswagen, deverá sair de linha no próximo ano. O problema é que para manter o modelo em linha, seria necessário uma nova estrutura eletrônica para atender a normas mais restritas relacionadas a segurança de dados.
Schäfer também alfinetou a Porsche, que faz parte do Grupo VW afirmando que não vê motivo em “investir numa tecnologia antiga (motores a combustão com combustíveis sintéticos) que não traz nenhum benefício concreto”.
A Porsche está investindo pesado na produção do e-fuel no Chile, onde pretende produzir até 130.000 litros por ano. Em todo caso, o CEO da VW se referiu nas declarações apenas à Volkswagen. A Porsche possui sua própria agenda e quer tentar ao menos dar sobrevida aos motores convencionais com o combustível sintético.
Ainda segundo o CEO da Volkswagen, os carros elétricos representarão 80% das vendas da marca até 2030. Apenas 3 anos depois, 100% dos carros produzidos pela VW serão elétricos.
Isso porque os modelos com motor a combustão já estão com os dias contados, mesmo os que estão sendo lançados agora. O próprio executivo já afirmou que os novos Passat (que agora será apenas perua), Tiguan, lançados ainda em 2023, e o próximo T-Roc, programado para 2025, serão os últimos carros novos lançados ainda com motor a combustão.
O próximo Golf já será totalmente elétrico, bem como todos os futuros lançamentos. Os tempos realmente já mudaram na Volkswagen.