A Volkswagen enfim revelou por completo o ID.7 2025, seu primeiro sedã elétrico e que assume o lugar do Passat como sedã topo de linha da marca. O ID.7 chega à Europa e China no segundo semestre e aos Estados Unidos em 2024.
Inicialmente, serão duas versões, Pro e Pro S. As duas trazem um único motor elétrico com 285 cv no eixo traseiro. A diferença está na capacidade da bateria. A versão Pro traz um pacote com 82 kWh capaz de entregar autonomia de até 615 km. A recarga suporta até 170 kW em corrente direta.
A versão Pro S tem pacote com 91 kWh com 700 km de autonomia e 200 kW de recarga em corrente direta. O ID.7 é o Volkswagen elétrico com maiores autonomias e recargas mais rápidas em produção.
O motor de 285 cv é mais forte do que os usados por outros elétricos da marca, que têm cerca de 200 cv. Uma versão esportiva GTX, com um motor em cada eixo deverá chegar mais tarde e oferecer uma gama para rivalizar com modelos como Polestar 2, Tesla Model 3 e Hyundai Ioniq 6.
A versão GTX poderá ter o mesmo conjunto do SUV ID.4 GTX, com 285 cv no eixo traseiro e 108 cv no eixo dianteiro num total perto dos 400 cv.
O ID.7 mede 4,96 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,96 m, medidas comparáveis às de um Mercedes-Benz EQE e bem maior às da última geração do Passat, modelo ao qual servirá como alternativa elétrica. O ID.7, aliás, está mais perto em tamanho do lendário Phaeton, que deixou o mercado em 2016.
O novo sedã traz a mais recente geração da arquitetura eletrônica MIB, com uma tela de 15″ no centro do painel e foco na facilidade do uso. Há uma nova barra fixa no topo da tela para acesso rápido a funções preferenciais do motorista e os comandos do ar-condicionado agora ficam fixos na parte de baixo da tela.
Aliás, a Volkswagen celebra que o ID.7 tem o sistema de ar-condicionado mais sofisticado já feito pela marca desde o Phaeton. As saídas têm pequenos motores que as movem para direcionar o ar para toda a cabine automaticamente. A climatização também obedece comandos de voz.
O teto solar é de vidro fixo com transparência regulável elétricamente. O cristal líquido que fica entre as camadas de vidro se torna opaco ou transparente de acordo com o comando no teto.
O ID.7 será produzido na fábrica da Volkswagen desenvolvida especialmente para fabricação de elétricos em Emden, na Alemanha.