Carros elétricos mais baratos do Brasil:
Marca | Modelo | Preço Inicial |
Jac | E-JS1 | R$159.900. |
Jac | IEV40 | R$189.900. |
Renault | Zoe | R$204.990. |
Peugeot | e-208 | R$244.990. |
Fiat | 500e | R$248.990. |
Embora muitos países já estejam avançados na popularização dos carros elétricos, essa tecnologia ainda é mais restrita em nosso mercado.
Isso ocorre pois desenvolver um carro elétrico ainda é caro, principalmente no Brasil onde o governo não incentiva de praticamente nenhuma forma. Sem produção local, ou seja, importados, os veículos elétricos vendidos em nosso país ainda possuem um custo de fabricação muito alto, refletindo diretamente no custo de aquisição que fica mais elevado.
Conforme essa tecnologia vai ficando mais comum, o custo de produção vai abaixando e logicamente diminuindo também o custo de aquisição.
Já dissemos que eles são bem caros, mas preparos uma lista com os mais acessíveis! Confira agora os 5 carros 100% elétricos mais baratos de todo o Brasil!
Jac E-JS1
O Jac E-JS1 é o carro elétrico mais barato do Brasil e que possui uma autonomia de 302 km por carga.
Preço: R$159.900
Motor: Motor elétrico de 62v com um torque de 15,3 kgfm.
Câmbio: Automático
Autonomia: 302 km por carga
A chinesa Jac é a detentora do carro que ganha o título de elétrico mais barato do país!
O E-JS1 foi lançado há pouco tempo, fruto de um desenvolvimento em conjunto com a Volkswagen na China. Grande parte da produção dinâmica do hatchback foi realizada pela montadora alemã, conhecida por trazer esse aspecto como um ponto positivo.
O design aposta em uma proposta mais “simpática” com um formato mais arredondado da dianteira. A traseira traz um visual com formas um pouco mais ousadas, mas ainda em linhas arredondadas.
A motorização elétrica tem 45KW, o que seria equivalente a 62cv. O torque é de 15,3 kgfm.
Os dados modestos realmente refletem no desempenho, mas é um modelo relativamente ágil para o uso diário em regiões urbanas.
A velocidade máxima é bastante prejudicada, limitada em apenas 110 km/h para preservar o uso das baterias.
De acordo com a Jac, a autonomia é de 302km no padrão NEDC.
O Jac E-JS1 parte de R$159.900, o mais barato de todos os elétricos brasileiros.
Jac IEV40
O JAC IEV40 é um carro elétrico barato e que entrega um visual moderno de SUV com autonomia de 300km.
Preço: R$189.900
Motor: Motor elétrico de 130cv com um torque de 27,5 kgfm.
Câmbio: Automático
Autonomia: 300 km por carga
A montadora chinesa veio forte para o Brasil no mercado de elétricos. Prova disso é que o segundo mais barato também é da Jac!
Dessa vez é o IEV40, que é baseado no SUV/Crossover T40.
Enquanto o T40 convencional tem valor inicial de R$95.490, sua versão elétrica custa pelo menos R$189.900, quase o dobro!
Além de ser maior que o E-JS1, o IEV40 é mais refinado, com acabamento mais primoroso no interior, mais equipamentos e um visual mais acertado.
Não é só isso que melhora no “SUV”, pois o motor também é superior. São 96KW, ou seja, 130cv de potência com torque de 27,5 kgfm.
A bateria de 40kwh proporciona praticamente a mesma autonomia, de 300km.
Renault Zoe
O Renault Zoe é um dos carros elétricos mais vendidos do mundo por unir um bom preço com conforto e uma ótima autonomia.
Preço: R$204.990
Motor: Motor elétrico de 135cv com um torque de 25 kgfm.
Câmbio: Automático
Autonomia: 385 km por carga
O Renault Zoe foi um dos primeiros dessa grande onda de elétricos a desembarcar no Brasil, em 2018. Com o tempo ele evoluiu, e atualmente entrega um conjunto geral mais empolgante que a primeira gama do elétrico.
Além do visual externo e interno retocado para ficar mais premium e atual, a motorização também recebeu atualizações. Agora ela conta com 52kwh (135cv) e 25 kgfm, o que é um bom número para um modelo de dimensões compactas.
De acordo com o divulgado pela montadora francesa, o Zoe possui autonomia de até 385km, o que garante um bom uso até mesmo em viagens medianas.
Como dissemos, o design ficou mais refinado, principalmente na dianteira onde o para-choque foi remodelado e o conjunto de iluminação recebeu faróis novos, agora full LED.
São duas versões ofertadas, e a primeira, chamada de Zen, custa R$204.990. De fato não é um valor muito acessível, mas se pensarmos que outros concorrentes custam cerca de 50 mil reais a mais, é um preço interessante.
Peugeot e-208
O Peugeot e-208 é um carro elétrico que possui um visual esportivo e um motor muito potente.
Preço: R$244.990
Motor: Motor elétrico de 136cv com um torque de 26,5 kgfm.
Câmbio: Automático
Autonomia: 450 km por carga
O e-208 é um dos modelos com visual mais próximo ao de um modelo comum com motor à combustão. Isso acontece porque ele é praticamente idêntico ao 208 convencional, com poucas mudanças para o deixar ainda mais refinado e moderno.
Embora seja bem caro, ele entrega uma boa relação de custo-benefício comparado aos rivais. O elétrico da Peugeot conta com um design muito bem trabalhado, tanto no exterior quanto no interior. Além disso, há um ótimo acabamento, muitos equipamentos e um desempenho interessante.
Como a sua plataforma CMP já foi construída pensando na versão elétrica, ele vai além de uma “adaptação” que ocorre com outros modelos, gerando uma experiência de condução bastante agradável.
O motor elétrico de 26,5 kgfm entrega potência de 100KW, o que seria 136cv na medição que utilizamos para veículos a combustão.
O e-208 foi lançado há pouco tempo por R$244.990, na versão única GT.
Isso significa R$148.000 a mais que a Griffe 1.6 Automática, a configuração de topo do Peugeot 208 “normal”.
Fiat 500e
Principal modelo elétrico da Fiat, o 500e traz um visual único, boa autonomia de 320 km e equipamentos de última geração.
Preço: R$248.990
Motor: Motor elétrico de 118cv com um torque de 22,4 kgfm.
Câmbio: Automático
Autonomia: 320 km por carga
Assim como o e-208, o 500e da Fiat foi lançado no Brasil há pouco tempo, e chegou com preços bem parecidos.
O porte do Peugeot elétrico não é grande, mas o hatch da montadora italiana atua no mercado com dimensões mais modestas, tanto é que possui apenas duas portas e um espaço bem limitado para os bancos traseiros. Prova disso é o entre-eixos de 2,32m e o porta-malas de somente 185L.
Apesar do valor muito elevado considerando o seu porte, ele dispõe de uma lista de equipamentos bem completa e com muita tecnologia, além de um bom acabamento.
A bateria tem capacidade de 42kwh, com uma autonomia de 320km. Como seu uso provavelmente será urbano em 90% do tempo, é uma boa distância.
O pequeno 500e traz um powertrain elétrico de 87KW e 220 newton-metros, ou seja, 118cv e 22,4 kgfm.
Em relação ao Peugeot os seus dados de potência e torque são inferiores, e mesmo que não entregue um desempenho tão empolgante quanto o do francês, ele é bom.
Custando R$248.990 ele é o quinto carro 100% elétrico mais barato do país!
Conclusão
Os carros elétricos já são realidade no Brasil, mas isso não significa que eles sejam viáveis. Dizemos isso pois você precisará de um investimento muito alto mesmo se for adquirir o elétrico mais barato do mercado. Fora isso, a questão de uma autonomia mais baixa se junta ao fato de os pontos de recarga ainda serem um pouco raros, principalmente em estradas. Por conta disso, viagens mais longas acabam sendo inviáveis com um elétrico destes, já que pode não haver nenhum ponto disponível para recarga rápida em seu trajeto.
Podemos dizer que essa tecnologia limpa e moderna é muito interessante, mas caso o governo brasileiro não proporcione um bom incentivo para as montadoras e para os clientes de carros 100% elétricos, eles demorarão muito mais tempo para se tornarem comuns, algo que já ocorre em outros países.
Ufa consegui achar o artigo que estava precisando e
poucos conseguem ter essa informação correta e
relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu twitter.