A Porsche mostrou o Cayenne 2024 no Salão de Shangai, na China, com várias novidades na reestilização de meia vida do SUV. O Cayenne ganhou mudanças no exterior e, principalmente, no interior, que ganhou mais tecnologia e inspiração no Taycan, com telas por todo o painel. Os motores também ficaram mais fortes.
A mudança mais dramática foi no interior do Cayenne 2024, que está totalmente diferente do modelo 2023. Agora, o Cayenne pode ter até três telas no painel, uma curva, de 12,6″ para os instrumentos, outra de 12,3″ para o multimídia e outra, opcional, de 10,3″ em frente ao passageiro.
O time responsável pelo Cayenne já havia afirmado ter brigado bastante dentro da marca para conseguir retirar o conta-giros analógico e agora o painel lembra muito o do Taycan, sendo totalmente configurável. Ele pode assumir o estilo clássico da marca, com o tacômetro ao centro, mas também modos mais tradicionais, com velocímetro e conta-giros nos cantos, e informações ao centro.
A alavanca de câmbio saiu do console central e virou um pequeno joystick logo atrás do volante, também como no Taycan e em vários modelos do Grupo VW. E onde antes iria a antiga alavanca, ficaram comandos físicos e botões sensíveis ao toque do ar-condicionado e o nicho do carregador sem fio para telefones.
A novidade, também herdada do Taycan, é a tela de 10,9″ destinada ao passageiro. Ele pode assistir filmes em streaming, operar o GPS ou acompanhar o computador de bordo, por exemplo. A tela fica invisível do ângulo do motorista, de modo a não distraí-lo.
Por fora, as mudanças no Cayenne são discretas mas perceptíveis. Os faróis são novos, de luzes de LED Matrix em todas as versões. O formato dos faróis está um pouco mais afilado, o capô é novo, assim como os para-lamas estão ligeiramente mais “musculosos”. Atrás, as lanternas são novas e formam uma única barra de LED atravessando a tampa traseira.
O Cayenne Coupe também passou pelas mesmas mudanças. O cupê também pode ser equipado com um opcional chamado Lightweight Sport Package, que deixa o SUV 32 kg mais leve. A Porsche, no entanto, não detalha de onde retirou esse peso.
Os motores mudaram e estão ligeiramente mais potentes. A versão de entrada trocou o antigo 2.9 V6 turbo por outro V6 turbo de 3,0 litros que agora entrega 352 cv, ante 340 cv do modelo anterior. A versão E-Hybrid usa o mesmo V6, mas acoplado a um motor elétrico que também ganhou mais força, agora com 176 cv. Combinada, a potência total do Cayenne E-Hybrid é de 470 cv.
A bateria do E-Hybrid também cresceu, de 17,9 kWh para 25,9 kWh, dando ao SUV mais autonomia em modo elétrico. A Porsche ainda não revelou este dado, mas afirma que o novo carregador residencial de 11kW de corrente alternada que acompanha o carro é capaz de encher os 25 kWh em 2h30
O Cayenne S agora usa o V8 biturbo de 4,0 litros com 475 cv, ele entra no lugar do antigo V6 que equipava a versão até a linha 2023. São 36 cv a mais que tornam o SUV capaz de acelera de 0 a 96 km/h em 4,4 segundos com o pacote opcional Sport Chrono. A velocidade máxima também é liberada para os 271 km/h.
O topo de linha é o Cayenne Coupe Turbo GT, com uma versão de 660 cv do V8 4.0 biturbo. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e a velocidade máxima chega aos 305 km/h. Esse conjunto só está disponível para a carroceria cupê, ao menos por enquanto.
Apenas o Turbo GT tem suspensão a ar de série, os demais podem receber o sistema como opcional. Posteriormente, chegarão versões GTS e outras duas híbridas plug-in, incluindo a mais poderosa de todas, a Turbo S E-Hybrid, que atualmente entrega 670 cv e será ainda mais potente com a reformulação.