Lembra do Renault Clio? No Brasil a carreira do modelo foi até longa, a despeito de ter tido apenas duas gerações produzidas ao longo de quase duas décadas, mas na Europa o Clio continuou por mais três gerações após a última vendida por aqui.
Só que agora, com o fim dos motores a combustão cada vez mais perto, o Clio se tornou um dos modelos chave para a lucratividade da marca na Europa. Isso porque os hatches compactos estão sendo os primeiros a serem substituídos por carros totalmente elétricos.
O problema é que desenvolver sistemas de propulsão híbridos é caro demais para o orçamento do projeto de um carro compacto. Por isso marcas como a Ford encerraram a produção do Fiesta e a Volkswagen já mostrou o conceito do compacto elétrico que substituirá o Polo em 2025.
A Renault também já mostrou o Renault 5, compacto elétrico a ser lançado em breve, mas ao contrário da maioria, ele deverá conviver ainda com o Clio, que ganhou motorização híbrida para se manter em linha por mais algum tempo.
É uma aposta alta, mas a francesa pode se tornar uma das únicas fabricantes a manter um compacto com motor a combustão em linha entre 2025 e 2030. A Stellantis também deve manter os Opel Corsa e Peugeot 208 com motores a gasolina por mais um tempo, apesar de já oferecer versões elétricas.
A partir de agora, a única motorização sob o capô de um Clio 0km é um 1.6 acoplado a dois motores elétricos que entregam um total de 145 cv. Até o início do ano, o hatch podia ser encontrado ainda com um motor 1.0 turbo de 91 cv, versão descontinuada.
O que deverá ser o último Clio, ganhou algumas mudanças no visual para 2023, melhores materiais na cabine, tela de 10″ para os instrumentos e outra de 9,3″ em orientação vertical para o multimídia. As rodas podem ser de até 17″ e as versões têm nomes em referência a outros modelos da Renault, como Espirit Alpine.
O Brasil, no entanto, dificilmente verá este Clio. Por aqui, os planos da Renault são outros, com o desenvolvimento de um novo SUV compacto com motor 1.0 turbo para ficar abaixo do Duster.
Na outra ponta da gama, a Renault trabalha a chegada do Megane elétrico, como topo de linha. O modelo é um dos melhores elétricos europeus e a marca pretende entrar no crescente segmento no Brasil.