Após confirmar o investimento de R$ 1,63 bilhão nas fábricas de Porto Feliz e Sorocaba (SP), a Toyota também afirmou que irá produzir um terceiro modelo híbrido flex no Brasil. Por enquanto, a marca afirma apenas que será um “modelo compacto”, mas é quase certo que se trata do Yaris Cross 2024, programado para chegar ao mercado já no próximo ano.
O Yaris Cross 2024 será feito sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA, que está nos Corolla sedã e Cross. O SUV compacto também não tem parentesco com o Yaris europeu, mas com o modelo feito no Brasil, que é o mesmo dos mercados da Ásia-Pacífico.
O novo modelo será produzido em Porto Feliz (SP), onde os Yaris hatch e sedã já são fabricados. O Yaris Cross 2024 nacional já está em fase avançada de desenvolvimento, dado o prazo próximo de lançamento, previsto já para o ano que vem.
Ainda assim, a Toyota é bem suscinta quanto a detalhes técnicos do novo SUV. Por enquanto, a marca afirma apenas que o Yaris Cross terá conjunto híbrido em paralelo, não sendo plug-in, com funcionamento semelhante aos Corolla híbridos já vendidos por aqui.
No entanto, ainda não se sabe que motor a combustão será usado no conjunto. Até então, a Toyota fabrica no Brasil apenas os motores 2.0 e 1.5 flex usados nos Corolla Cross e sedã e no Yaris. O conjunto usado nas versões híbridas ainda é importado do Japão.