A Jaguar Land Rover resolveu extinguir a marca “Land Rover“, adotar a sigla JLR como nome oficial e trabalhar individualmente com quatro marcas, Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. Assim, a fabricante Land Rover deixa de existir no novo quadro da empresa.
A mudança faz parte da estratégia chamada “Reimagine”, com a formação de uma House of Brands (Casa de Marcas). Segundo a JLR, a Land Rover era a marca que menos tinha valor absoluto no portfólio, e acabava sendo menos importante do que os próprios nomes dos modelos.
Isso criava nomes como Land Rover Range Rover SV Autobiography, ou Land Rover Range Rover Sport, que acabavam confundindo a clientela. O crescimento do Defender impulsionou a ideia dentro da marca, assim como boa parte dos donos de Range Rover já deixarem de usar a marca Land Rover para descreverem seus carros há muito tempo.
A mudança também vai ajudar a separar as estratégias da JLR para cada linha. Um dos focos da empresa é se tornar a primeira marca de luxo totalmente focada em elétricos até 2030. A fábrica da JLR na Inglaterra irá construir apenas modelos elétrico, embora tivesse sido desenvolvida também para acomodar híbridos.
A arquitetura atual, MLA, continuará em produção com modelos híbridos leves com motores a combustão para mercados onde a eletrificação ainda é menos intensa.
O próximo carro elétrico da JLR, o primeiro foi o Jaguar I-Pace, será um Range Rover, esperado para 2025. A Jaguar também terá três novos elétricos, e as próximas gerações de Evoque, Velar e Discovery Sport já estão em fase final de desenvolvimento, com lançamento esperado para 2025.
Posicionamento da JLR
A JLR ainda não revelou em detalhes qual será o posicionamento de cada nova marca. No entanto, já apontou que a Jaguar deverá ser reinventada como uma marca de luxo com foco no design, enquanto a Range Rover será o “SUV de luxo original”.
A gama Defender poderá ficar com modelos mais focados no off-road pesado e entusiastas da marca, e a família Discovery com os SUVs para a família, os mais “comuns” da linha, ainda que com boa dose de luxo e capacidade também fora de estrada.
A JLR também adiantou que as marcas terão alto nível de independência, chegando a ter concessionárias próprias, o que deve mudar radicalmente o modo de atuação no varejo. Principalmente entre Jaguar e as marcas que estavam dentro do guarda-chuva da Land Rover.