A Citroën finalmente retirou os panos sobre o C3 Aircross 2024. O novo SUV feito sobre a plataforma do hatch C3 foi apresentado simultaneamente no Brasil e na Índia, países onde serão fabricados. O modelo será feito na fábrica da marca em Porto Real (RJ) e chega às lojas no segundo semestre.
O C3 Aircross 2024 lembra bastante o C3 hatch, embora tenha um ar bem mais sofisticado que o modelo de entrada. O SUV é mais largo e alto, com frente imponente. O para-choque tem grade dupla da cor do carro, com luzes de neblina na parte de baixo. As luzes diurnas são como no hatch, parecendo “sobrancelhas” ao lado da grade cromada.
Os faróis também são iguais aos do hatch, com luzes halógenas, e um filete de LED acima. A carroceria é larga, com caixas de roda proeminentes. As rodas devem chegar a 17″ nas versões mais caras. A lateral tem resquícios dos “airbumps” dos C4 Cactus e o teto pode ter cor diferente do resto do carro.
Já a cabine do C3 Aircross 2024 é praticamente igual à do hatch. Estão lá o sistema multimídia com tela de 10″ e Android Auto e CarPlay sem fio. A novidade é que o SUV ganhou um painel digital melhor e mais completo que o do hatch, com uma tela TFT de 7″ com computador de bordo e conta-giros.
O C3 Aircross terá, como exclusividade no segmento, opção de 7 lugares. Quem for na terceira fileira terá até saídas de ar-condicionado dedicadas. E como SUVs mais sofisticados, são dois bancos individuais removíveis.
Segundo a Citroën, o SUV terá versões de 5 e 7 lugares. A com 5 lugares tem porta-malas de 482 litros de porta-malas. A variante de 7 assentos terá até 511 litros com a terceira fileira rebatida. A diferença de tamanho do porta-malas dá a entender que a versão com mais assentos possa ter a segunda fileira deslizante, para abrir mais espaço para quem vai atrás.
O C3 Aircross 2024 mede 4,32 m de comprimento, bons 34 cm a mais que o C3 hatch. Boa parte desse aumento está no entre-eixos, foi esticado em 13 centímetros, indo para 2,67 (mais do que um VW Virtus). O lado SUV aparece nos 20 cm de altura do solo.
Motores do C3 Aircross 2024
A Citroën brasileira ainda não revelou que motores vão impulsionar o novo modelo. Na Índia, ele deverá usar um 1.2 turbo com cerca de 110 cv. Aqui, o mais provável é que mantenha o 1.6 VTI de 120 cv com câmbio manual ou automático para as versões mais baratas, e seja o primeiro Citroën a usar também o 1.0 turbo de 130 cv com câmbio CVT de origem Fiat para os C3 Aircross mais caros.
Ele deverá ser um dos modelos com 7 lugares mais baratos do País, junto com a Chevrolet Spin. Em relação à minivan da GM, o novo Citroën tem entre-eixos 5 cm maior, mas é 4 cm menor por fora.