A Volvo precisou suspender os pedidos do novo EX90 devido à alta demanda pelo novo SUV elétrico de 7 lugares. A marca se disse surpresa com a receptividade ao modelo, que já teve o primeiro ano inteiro de produção vendido. O Volvo EX90 será produzido nos Estados Unidos e na China a partir do fim de 2023.
Apesar de parecidos, o Volvo EX90 não irá substituir o XC90, de forma que os dois conviverão por mais alguns anos. O XC90 será vendidos com motores a combustão até que seu ciclo de vida chegue ao fim, tornando a gama da marca enfim 100% elétrica.
A decisão de suspender os pedidos foi para evitar longas filas de espera após o início da produção do SUV. Assim, a Volvo também evita disparada nos preços dos modelos nas lojas, fenômeno que assombrou modelos como a Ford F-150 Lightning.
Junto com a notícia sobre o EX90, a Volvo revelou que um novo modelo elétrico será mostrado “em alguns meses”. Trata-se de um SUV compacto menor que o XC40, possivelmente chamado de EX30. O público alvo será jovem, com preços mais baixos e concorrentes como o Jeep Avenger e o Peugeot e-2008.
A Volvo foi uma das primeiras fabricantes a anunciar planos concretos de uma transição para uma linha inteiramente elétrica até o fim desta década. Até 2026, deverão ser pelo menos 6 novos elétricos, entre SUVs, sedãs e até peruas.