O Governo Federal vai propor aumentar para 30% a mistura de etanol na gasolina como forma de descarbonizar o combustível nacional. A medida também pode contornar a menor procura do público pelo etanol nas bombas, já que o preço não vem compensando frente ao da gasolina.
O anúncio da proposta foi feito pelo Ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, durante a abertura da Safra Mineira de Cana-de-açúcar em Uberaba (MG). O aumento da quantidade de etanol na gasolina será discutido na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que deverá criar um grupo de trabalho para os estudos necessários até o produto final.
O objetivo é incentivar a indústria do etanol, uma das prioridades do atual governo. Segundo o Ministro, o maior uso do combustível vegetal proporciona mais sustentabilidade no setor de combustíveis. O projeto deve ainda resultar na criação do Programa Combustível do Futuro, feito para valorizar o etanol como solução sustentável de baixa emissão de carbono.
Com o aumento do teor de etanol na gasolina, espera-se que 2,8 milhões de toneladas de CO2 deixem de ser emitidas anualmente apenas levando em consideração os carros movidos a gasolina rodando no Brasil. Além disso, o consumo de etanol seria elevado em 1,3 bilhão de litros, uma ajuda e tanto para os usineiros.
Impactos do etanol na gasolina
Os impactos nos motores com uma gasolina com 30% de etanol ainda deverão ser estudados. Em 2015, a Petrobrás aumentou de 25% para os atuais 27,5% e mostrou estudos apontando que o etanol extra não causava nenhuma mudança no comportamento nem na durabilidade dos componentes.
Anfavea, no entanto, recomendou na época o uso de gasolina premium em motores que não fossem flex.
Outra questão é que o preço da gasolina pode aumentar e ficar mais suscetível à safra da cana-de-açúcar e dos produtores de etanol. Até hoje, a indústria da cana pode alternar entre produzir açúcar ou etanol de acordo com o mercado internacional, devendo o governo intervir para evitar flutuação demasiada nos valores do combustível vegetal.