A Chevrolet confirmou que irá importar para o Brasil os novos SUVs elétricos Blazer e Equinox a partir de 2024. Os dois carros fazem parte do plano de eletrificação da linha da GM resultante do investimento de US$ 35 bilhões para o desenvolvimento de 30 novos modelos totalmente elétricos.
O anúncio foi feito durante a apresentação do Bolt EUV no País, atualmente o segundo elétrico da Chevrolet à venda por aqui. A marca pretende ampliar o catálogo de modelos elétricos disponíveis também no mercado brasileiro.
Blazer e Equinox usam a nova plataforma Ultium, mais avançada que a dos Bolt, e que estará nos novos elétricos a serem desenvolvidos pela GM. Ela já está na picape Silverado EV e no enorme Hummer EV. A base possibilita diferentes combinações de motores e baterias para modelos com diferentes tamanhos e capacidades de carga e autonomia.
A Blazer EV, inclusive, já está em testes de homologação no Brasil. Nos Estados Unidos, são 4 versões, mas a GM ainda não diz quais serão oferecidas no País. na configuração americana, o SUV é capaz de rodar 515 km com uma carga completa, e é capaz de recuperar até 125 km de autonomia em 10 minutos num carregador ultra rápido.
Já o Equinox EV ficará abaixo da Blazer, sendo menor em porte e preço. O Equinox EV foi lançado nos EUA com duas opções de motor, uma com apenas um motor e 213 cv e outra com dois motores e 294 cv (e tração integral).
Bolt EUV
A Chevrolet irá vender um lote de 200 unidades do Bolt EUV no Brasil a R$ 279.990. Isso porque o modelo está em fim de linha nos Estados Unidos, e terá a produção encerrada no fim deste ano.
Ainda assim, a vinda do modelo servirá para a GM sinalizar uma transição para os modelos mais modernos, com a plataforma Ultium, que chegarão em 2024. O Bolt EUV é mais moderno e barato que o Bolt vendido até então, que custava R$ 329.000. O novo elétrico tem o painel atualizado da linha 2022 do modelo, com Android Auto e CarPlay, além da cabine também atualizada.
O motor é o mesmo, com 204 cv e 35,7 kgfm alimentado por uma bateria de 65 kWh. A autonomia chega a 402 km de acordo com o ciclo EPA, da agência americana de regulamentação.
O Bolt EUV é 16,1 cm mais comprido que o modelo já conhecido, sendo 7,5 cm destes no entre-eixos, abrindo mais espaço para quem vai atrás. Há itens como frenagem automática de emergência, monitor de faixa de rolamento, controle de cruzeiro adaptativo e 10 airbags.