A Volkswagen anunciou a venda de todas as suas operações na Rússia o encerramento de suas atividades no País. A marca fechou um acordo com a Art-Finance LLC, controlada por um grupo de concessionários russo chamado Avilon.
A Avilon levou também todas as subsidiárias instaladas na Rússia, como a Volkswagen Components and Service LLC, Scania Leasing LLC, Scania Finance LLC e Scania Insurance LLC, que davam suporte à cadeia de produção da fábrica de Kaluga, inclusa no negócio.
A fábrica era a atividade mais importante da Volkswagen em solo russo, no entanto, a linha de produção está paralisada desde março de 2022 por conta das sanções impostas à Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia. A fábrica tem capacidade para produzir 225 mil veículos por ano e chegou a empregar mais de 4 mil funcionários.
O valor da venda não foi revelado mas estima-se em cerca de US$ 135 milhões (R$ 670 milhões), o que não cobriria nem uma fração do que a VW já teria investido na fábrica desde sua inauguração em 2007.
Volkswagen fez produtos locais
Quando foi paralisada, a fábrica produzia os VW Tiguan e Polo, além do Skoda Rapid. O Polo russo, era uma versão própria, baseada no Skoda Rapid, mas com desenho exclusivo inspirado no Jetta. O modelo foi lançado em 2020 e descontinuado logo em 2022 com a paralisação das atividades.