Com foco na máxima eficiência, os carros híbridos geralmente usam motores a combustão específicos para esta aplicação. São motores especialmente adequados para a combinação com os motores elétricos. E uma destas especificidades é a adoção do ciclo de combustão Atkinson, desenvolvido pelo engenheiro britânico James Atkinson no século XIX e é conhecido por sua eficiência energética.
Ao contrário do ciclo Otto convencional, no qual a fase de compressão e expansão ocorre em tempos iguais, o ciclo Atkinson tem uma fase de compressão mais curta em relação à fase de expansão. Isso permite uma maior extração de energia dos gases de combustão, resultando em um melhor aproveitamento do combustível utilizado.
No caso dos carros híbridos, a combinação de um motor a combustão com ciclo Atkinson e um motor elétrico proporciona benefícios adicionais. O motor elétrico pode fornecer torque adicional em momentos de aceleração, compensando a potencial perda de torque do motor de ciclo Atkinson em baixas rotações. Essa combinação oferece um equilíbrio ideal entre eficiência e desempenho, maximizando a economia de combustível e reduzindo as emissões.
Ciclo Atkinson tem qualidades especiais
Além disso, os motores de ciclo Atkinson são mais adequados para operar em regimes de carga parcial, que é onde os veículos híbridos costumam operar com mais frequência. Em condições de tráfego urbano e velocidades moderadas, os motores de ciclo Atkinson podem funcionar de forma mais eficiente do que os motores convencionais, reduzindo ainda mais o consumo de combustível.
Portanto, a escolha de motores a combustão com ciclo Atkinson para carros híbridos está diretamente relacionada à busca por maior eficiência energética e menor consumo de combustível. Essa combinação de tecnologias permite que os carros híbridos ofereçam um desempenho sustentável, contribuindo para a redução do impacto ambiental e para uma maior economia de recursos.
Modelos como Toyota Prius, Ford Fusion Hybrid, Toyota Corolla e Corolla Cross, RAV4 Hybrid e diversos outros todos têm seus motores à combustão rodando em ciclo Atkinson.