Um pneu runflat, também conhecido como pneu capaz de rodar mesmo vazio, é um tipo de pneu projetado para permitir que um veículo continue a se mover mesmo após a perda de pressão de ar. Ao contrário dos pneus convencionais, que se deformam e podem causar danos à roda e ao próprio pneu quando perdem pressão, os pneus runflat são possuem reforços internos que suportam o peso do veículo mesmo quando estão sem ar.
Esses reforços permitem que o veículo consiga rodar por uma distância limitada e a uma velocidade reduzida após um furo ou perda de pressão até chegar a um posto ou ponto de socorro. A estrutura reforçada do pneu suporta o peso do veículo e impede que o aro da roda entre em contato direto com o solo.
Existem diferentes tecnologias de pneus runflat, mas a maioria utiliza paredes laterais reforçadas, compostos especiais de borracha e um sistema de suporte interno para manter a integridade estrutural do pneu mesmo quando está vazio. Além disso, os veículos equipados com pneus runflat geralmente possuem um sistema de monitoramento da pressão dos pneus, que alerta o motorista sobre a perda de pressão.
Esses pneus oferecem algumas vantagens, como a segurança de poder continuar a dirigir por um curto período de tempo após uma perfuração, eliminando a necessidade de parar imediatamente em uma situação potencialmente perigosa. No entanto, eles também têm algumas limitações, como uma menor capacidade de absorção de impactos, são bem mais duros e desconfortáveis do que os equivalentes convencionais. Além disso, também são bem mais caros quando precisam ser substituídos.
No Brasil, a principal marca a usar esse tipo de pneu é a BMW, junto com a Mini.
Mas se o seu carro veio originalmente com pneus runflat, nem tudo está perdido. A troca por modelos convencionais é possível, desde que observados alguns cuidados.
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus: Muitos veículos equipados com pneus runflat possuem um sistema de monitoramento da pressão dos pneus que é projetado para funcionar em conjunto com esses pneus específicos. Ao trocar para pneus convencionais, esse sistema pode não funcionar corretamente, pois ele foi projetado para detectar as características de pressão específicas dos pneus runflat. Isso pode resultar em avisos de pressão baixa constantes ou falta de monitoramento adequado da pressão dos pneus.
- Capacidade de rodagem em caso de perda de pressão: Ao trocar para pneus convencionais, você perderá a capacidade de rodagem limitada após a perda de pressão que os pneus runflat oferecem. Isso significa que, em caso de furo ou perda de pressão, você precisará parar imediatamente e substituir o pneu danificado ou usar um sistema de reparo temporário, como um kit de reparo de pneus. Ou ainda, voltar a carregar um estepe no porta-malas.
- Conforto de condução: Pneus convencionais têm paredes laterais mais flexíveis em comparação com os pneus runflat. Isso pode resultar em um conforto de condução melhorado, com uma qualidade de rodagem mais suave e absorção de impactos superiores. No entanto, como mencionado anteriormente, certifique-se de verificar se a substituição para pneus convencionais é compatível com as especificações do seu veículo em termos de dimensões e capacidade de carga.
É importante ressaltar que trocar os pneus runflat originais por pneus convencionais pode afetar a segurança e o desempenho do veículo. Recomenda-se consultar o manual do proprietário do veículo e buscar orientação de um profissional qualificado, como um mecânico ou revendedor autorizado, antes de fazer qualquer alteração nos pneus originais.