Em um anúncio cercado de expectativas, a Volkswagen finalmente confirmou o lançamento da tão aguardada ID.Buzz no Brasil. Esta nova versão elétrica e sucessora espiritual da Kombi chegará ao país em 2023, porém, em uma edição limitada de apenas 70 unidades. Essa quantidade faz alusão aos 70 anos de atuação da fabricante no mercado nacional. No entanto, se você estava ansioso para comprar esse veículo, pode se decepcionar, pois a Volkswagen optou por oferecê-lo apenas através do seu programa de assinaturas Sign&Drive.
Durante a comemoração de 70 anos da Volkswagen no Brasil, a montadora revelou que importará somente 70 unidades. Porém, a matriz da Volkswagen, em comunicado global, foi além e confirmou que a Kombi elétrica estará disponível exclusivamente para assinatura, seguindo a mesma estratégia para o SUV elétrico ID.4.
Embora essa estratégia possa parecer incomum, ela se justifica quando consideramos a enorme demanda pela ID.Buzz na Europa, onde já foram registrados mais de 32 mil pedidos. A Volkswagen planeja produzir apenas 44 mil unidades ao longo deste ano, o que tornará difícil atender a todos os pedidos no Velho Continente, muito menos enviar o modelo para outros mercados.
Além disso, a montadora enfrentou desafios com o Golf GTE, que chegou ao mercado com apenas 99 unidades e ainda assim teve um desempenho de vendas decepcionante, sendo posteriormente direcionado para locadoras. Ao oferecer a ID.Buzz através do modelo de assinatura, a Volkswagen elimina o risco de baixas vendas.
Apesar de a Volkswagen Brasil ainda não ter confirmado oficialmente a disponibilidade da ID.Buzz no programa Sign&Drive, as informações indicam que isso é uma possibilidade. No entanto, os detalhes sobre a data exata de disponibilidade e os preços ainda são desconhecidos. É provável que o valor seja elevado, levando em conta que o plano mais barato de 36 meses e franquia de 1.000 km mensais da Amarok Highline custa R$ 5.999/mês. O ID.4 custará R$ 9.990 mensais.
A ID.Buzz, construída sobre a plataforma MEB, é equipada com um único motor localizado no eixo traseiro, entregando uma potência de 204 cv e um torque de 31,6 kgfm. Na Europa, a autonomia declarada é de 423 km, conforme o ciclo de testes WLTP, graças à bateria de 82 kWh. A recarga pode ser realizada através de um carregador DC de até 170 kW, permitindo atingir de 5% a 80% da capacidade em aproximadamente 30 minutos.
Dessa forma, a Volkswagen está trazendo a tão aguardada ID.Buzz ao Brasil, oferecendo-a exclusivamente através do programa de assinaturas Sign&Drive. Essa estratégia visa atender à alta demanda do mercado e evitar possíveis baixas vendas, garantindo que os entusiastas da icônica Kombi elétrica tenham a oportunidade de experimentar essa inovação automotiva de última geração.