A Caoa Hyundai finalmente lançou oficialmente o Kona híbrido e elétrico no Brasil e com uma boa surpresa: um preço muito mais atrativo do que o anunciado inicialmente. Com uma redução de R$ 40 mil, o modelo passa a ser comercializado a partir de R$ 169.990, tornando-se o carro híbrido mais barato do país e superando concorrentes como os Toyota Corolla e Corolla Cross em suas versões híbridas.
A Hyundai espera causar um impacto semelhante com o Kona totalmente elétrico. Embora o modelo tenha sido anunciado por R$ 289.990 no final de março, chega agora às concessionárias com preços a partir de R$ 219.990 após uma inesperada redução de R$ 70 mil. A montadora coreana afirmou que a diminuição nos preços das duas versões do Kona se deve ao “cenário econômico e à valorização do Real em relação ao Dólar”.
O design ousado e dinâmico do Kona híbrido chama a atenção. A dianteira apresenta faróis divididos, grade com elementos em preto brilhante e para-choque com detalhes prateados. Nas laterais, as molduras das caixas de roda sem pintura criam um efeito contrastante com a carroceria. Na traseira, as lanternas são estreitas e divididas pela tampa do porta-malas.
Com dimensões de 4.205 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.565 mm de altura e 2.600 mm de entre-eixos (similar ao Creta), o Kona Hybrid oferece um espaço adequado. Em termos de mecânica, destaca-se o motor 1.6 a gasolina de 105 cv e 15 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm. Juntos, fornecem uma potência combinada de 141 cv e garantem um consumo de 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.
A lista de equipamentos do Kona inclui faróis e lanternas em LED, rodas aro 16, bancos de couro com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento, ar-condicionado automático digital, carregador sem fio para smartphones, painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e 6 airbags.
Além disso, o veículo conta com um pacote multimídia que inclui uma tela de 10,25 polegadas com integração Apple CarPlay e Android Auto, Head-Up Display, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de saída e manutenção em faixa, e detector de ponto cego.
Kona elétrico
A versão 100% elétrica do Hyundai Kona se destaca visualmente pela sua dianteira sem uma grade tradicional. Com dimensões de 4,20 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos, esse SUV elétrico compacto oferece um porta-malas com capacidade de 332 a 1.114 litros. Além disso, ele se diferencia da versão híbrida por apresentar uma grade frontal exclusiva, porta de carregamento específica, rodas de 17 polegadas com design único e novos para-choques.
O Kona elétrico também vem bem equipado, trazendo faróis DRL full LED, head-up display, 6 airbags, bancos em couro, ar-condicionado automático, freio de estacionamento elétrico e um sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas, além de conectividade com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay.
Impulsionado por um motor elétrico montado no eixo dianteiro, o Kona elétrico entrega 100 kW (136 cv) de potência e um torque máximo de 40,3 kgfm. Essa configuração permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com uma velocidade máxima de 155 km/h, de acordo com dados oficiais. A bateria, com capacidade de 39,2 kWh, oferece uma autonomia de 252 km com uma carga no ciclo do Inmetro.