A nona geração do Volkswagen Passat está prevista para ser lançada até o final de 2023, mas com uma proposta simplificada, sendo comercializada exclusivamente como uma perua. Recentemente, a empresa divulgou os primeiros detalhes e imagens do modelo renovado, que será um dos primeiros carros da VW a utilizar a plataforma MQB Evo, compartilhada com o novo Tiguan. A parceria entre os dois modelos resultará em uma significativa economia de componentes.
Com 4.917 mm de comprimento, a nova Passat Variant será 144 mm mais longa em comparação à sua antecessora. Grande parte desse acréscimo é notado na distância entre-eixos, que foi alongada em 50 mm, totalizando 2.841 mm. A largura aumentou em 20 mm, alcançando 1.852 mm, e a altura teve um leve acréscimo de 7 mm, atingindo 1.482 mm. Essas dimensões maiores proporcionarão um aumento de 50 mm no espaço para as pernas dos ocupantes. Com os bancos traseiros em uso, a capacidade de carga do porta-malas aumentou em 40 litros, totalizando 690 litros.
De forma semelhante ao Tiguan 2024, a nova Passat 2024 também contará com um painel de instrumentos totalmente digital de 10,25″ e uma central multimídia vertical de 12,9″. Como opcional, será possível ter uma tela de 15″ na central. Além disso, também estará disponível um head-up display, que projeta informações diretamente no para-brisa.
A semelhança entre os dois modelos continua sob o capô, onde a VW planeja oferecer uma variedade de motores a gasolina, híbridos leves a gasolina, diesel e híbridos plug-in (PHEV). Os modelos PHEV terão uma potência combinada que varia entre 204 cv e 272 cv, com uma autonomia elétrica que pode chegar a 120 km. A fabricante alemã ainda não divulgou detalhes sobre a bateria, limitando-se a mencionar que suportará carregadores mais rápidos de corrente direta.
Assim como o novo Tiguan, a VW pretende equipar a nova Passat Variant com o DCC Pro, uma evolução da tecnologia de controle de chassis adaptativo da empresa. Por meio de amortecedores adaptativos, o sistema calcula e ajusta instantaneamente a suspensão mais adequada para cada roda, reduzindo vibrações e proporcionando maior conforto em estradas irregulares.
A Passat 2024 também poderá ser equipada com faróis de LED Matrix opcionais, sendo que o farol alto terá alcance de até 500 metros. Na traseira, a próxima geração da perua seguirá as tendências atuais de design automotivo, apresentando uma barra de luz LED que conecta as lanternas traseiras.
A nova geração do Volkswagen Passat será acompanhada pelo novo Skoda Superb 2024, um projeto desenvolvido em paralelo para a marca de baixo custo do Grupo VW. Ao contrário da VW, a versão da Skoda continuará a oferecer a opção de carroceria sedã, além da perua. Todos os três veículos baseados na plataforma MQB Evo serão produzidos em Bratislava, Eslováquia.