A ZF anunciou recentemente a conclusão do processo de nacionalização dos airbags de cortina em sua fábrica localizada em Limeira, São Paulo. Essa iniciativa vem complementar a oferta de itens de segurança da empresa, que já havia iniciado a produção local dos airbags laterais em 2021.
Segundo Gustavo Ducatti, porta-voz da ZF, os airbags de cortina, que têm previsão de lançamento até o final de 2023, substituirão as bolsas infláveis atualmente importadas da Alemanha. Esses novos airbags nacionais atenderão as principais fabricantes de veículos do Brasil, incluindo a Stellantis, que é proprietária das marcas Fiat, Jeep, entre outras, e a Volkswagen. Ambas as montadoras já são parceiras da ZF e utilizam os airbags laterais fabricados pela empresa alemã.
A decisão de nacionalizar os airbags foi motivada por diversos fatores, começando pela crescente preocupação dos brasileiros com a segurança veicular, que tem levado à demanda por carros mais bem equipados nesse aspecto. Além disso, os resultados dos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP também influenciaram essa decisão, destacando a importância dos itens de segurança em situações de acidente. Ducatti menciona ainda um terceiro motivo, que embora não seja uma realidade no momento, é a possibilidade de uma futura mudança na legislação para exigir o uso desses equipamentos.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já determinou a obrigatoriedade do teste de impacto lateral para todos os carros com projetos novos homologados a partir de janeiro de 2018. A partir de 2024, essa exigência será estendida a todos os veículos em produção no país, mesmo os que não passarem por atualizações. Em 2026, o teste de colisão lateral contra poste também será obrigatório para veículos novos, e até 2030, essa exigência se aplicará a todos os automóveis fabricados. Diante desse cenário, Ducatti acredita que haverá uma maior busca por airbags laterais e de cortina para atender a essas regulamentações.
Os airbags de cortina, juntamente com os airbags laterais, proporcionam uma proteção adicional aos ocupantes dos veículos. Enquanto os airbags laterais protegem a região do corpo dos passageiros, as bolsas de cortina cobrem a área dos vidros e das colunas. Esses airbags são posicionados nas colunas A e se estendem até a coluna C quando são acionados. O tamanho exato das bolsas varia de acordo com o modelo do carro, e a ZF é capaz de atender a qualquer veículo, desde subcompactos até SUVs de grande porte.
As bolsas infláveis passaram por um rigoroso processo de validação interna, com testes realizados em laboratório para garantir seu correto funcionamento. Isso inclui inflar com a força e velocidade adequadas, movimentar-se na área designada e evitar a expulsão de qualquer fragmento metálico, uma questão que afetou os airbags da Takata no passado. A ZF mantém contato constante com as fabricantes automotivas, acompanhando seus próprios testes internos de segurança para os veículos que serão lançados.
Para implementar essas novas linhas de produção, a ZF envolveu fornecedores locais, o que não apenas acelerou o desenvolvimento, mas também proporcionou suporte e manutenção ágeis, criando valor para toda a cadeia de suprimentos. Além disso, novas máquinas foram desenvolvidas no Brasil, incluindo equipamentos de dobra e inspeção que anteriormente só estavam disponíveis no exterior.