Na tarde desta quinta-feira (20), durante o Festival Interlagos Carros, a GWM (Great Wall Motors) surpreendeu o mercado brasileiro ao anunciar a antecipação do lançamento do Ora 03, o mais novo integrante da linha de carros elétricos da marca, que agora estará disponível nas concessionárias a partir de outubro deste ano. O compacto hatch chega para enfrentar o BYD Dolphin, apresentando-se como uma opção mais acessível dentro da categoria.
Dedicada exclusivamente à produção de veículos elétricos, a marca Ora faz parte da GWM, assim como a Haval, especializada em SUVs urbanos, e a futura Poer, focada em picapes. No mercado chinês, a Ora é reconhecida por sua gama diversificada de modelos, sendo o escolhido para desembarcar no Brasil o conhecido Good Cat, também chamado de Funky Cat em alguns mercados. Entretanto, buscando se adequar ao gosto do público brasileiro, a GWM optou por uma nomenclatura mais simples e direta, batizando o modelo como Ora 03.
Com dimensões compactas, o Ora 03 mede 4,23 metros de comprimento e possui um entre-eixos de 2,65 metros, aproximando-se do Volkswagen Polo, atualmente o hatch mais vendido no país, que possui 4,07 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,56 metros. Já em comparação ao seu principal concorrente, o BYD Dolphin, o Ora 03 se mantém próximo, com 4,12 metros de comprimento e entre-eixos de 2,70 metros.
O Ora 03 será oferecido em duas configurações: BEV e GT BEV. Ambas contam com um motor elétrico no eixo dianteiro, capaz de entregar 171 cv e 25,5 kgfm de torque. A diferença entre as duas versões encontra-se no tamanho das baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto, que possuirão 48 kWh na opção mais acessível e 63 kWh na GT. A autonomia do modelo para o mercado brasileiro ainda não foi confirmada, mas na China, o Ora 03 alcança uma média de 401 km e 501 km, dependendo da versão.
A configuração mais equipada do Ora 03 virá repleta de itens, incluindo faróis de LED, sete airbags, sensor de estacionamento traseiro, controles de estabilidade e tração, câmera 360°, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e mais.
Embora o veículo tenha sido apresentado oficialmente durante o evento, seu lançamento comercial só ocorrerá em outubro. Fontes próximas à fabricante afirmam que o preço do Ora 03 ficará em uma faixa semelhante ao BYD Dolphin, cerca de R$ 150.000, mas o valor exato só será definido próximo à data de chegada às concessionárias. Caso esse preço se confirme, o modelo tem potencial para se tornar uma verdadeira dor de cabeça para outros carros elétricos da mesma categoria, como o Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar, Peugeot e-208 e Renault Zoe.