O Latin NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe, anunciou hoje que os resultados obtidos em testes realizados em 2022 com o Volkswagen Virtus na Índia são aplicáveis também ao modelo produzido e vendido no Brasil. Isso significa que o sedã tem nota máxima nos testes de colisão.
A entidade explicou que submeteu ambas as versões do sedã – brasileira e indiana – a uma série de testes rigorosos para verificar se o desempenho de segurança era equivalente entre elas. Os testes incluíram avaliação de impacto lateral, impacto em poste, proteção para pedestres, controle de estabilidade, entre outros.
Os resultados foram bons para o Virtus, tanto na versão indiana, vendida no México, quanto na versão brasileira. O modelo recebeu nota máxima de 5 estrelas em ambos os casos, com a estrutura sendo considerada estável e obtendo ótimos resultados nos testes de impacto dianteiro e lateral.
A proteção para adultos e crianças também foi elogiada, alcançando uma pontuação de 92%. Além disso, o sedã obteve uma pontuação de 85% nos sistemas de assistência à segurança, graças à presença do sistema ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor). O Virtus brasileiro é equipado com recursos como o ACC (piloto automático adaptativo) e o AEB (frenagem automática de emergência) desde a versão 170 TSI com câmbio automático. Em todas as versões, o veículo oferece de série freios ABS com EBD, 6 airbags e controle de estabilidade.
Segurança renovada
É importante ressaltar que o Virtus já havia alcançado nota máxima de 5 estrelas em 2018, quando foi testado pela primeira vez pelo Latin NCAP. Contudo, os testes atuais foram realizados com base nos novos protocolos, mais rigorosos.