O Mercedes-Benz Classe A atualizado já está disponível no Brasil, trazendo algumas novidades. A principal delas é o motor, que agora incorpora um sistema híbrido-leve ao propulsor 1.3 turbo, visando reduzir as emissões de poluentes e melhorar a eficiência do consumo de combustível.
Embora as mudanças de design sejam sutis no novo Classe A, algumas alterações foram realizadas nos faróis, grade frontal e para-choque. Internamente, pequenas revisões foram feitas no console central, e o volante agora conta com um elegante revestimento em couro Nappa.
A central multimídia de 10,25 polegadas é equipada com a última versão do sistema MBUX, que oferece suporte sem fio ao Android Auto e Apple CarPlay. Também são de série itens como teto-solar panorâmico, carregador sem fio, retrovisores elétricos, assistente de frenagem, câmera de ré, assistente de estacionamento e chave presencial.
Sob o capô, a novidade do Classe A é o motor 1.3 turbo de quatro cilindros, fruto de uma parceria com a Renault, que agora foi combinado com um sistema híbrido-leve de 48 Volts. Esse sistema inclui um gerador de partida, permitindo que o carro permaneça em movimento por alguns segundos antes de desligar o motor a combustão. A bateria é recarregada durante as frenagens e acelerações.
O desempenho é satisfatório, com o hatch atingindo a marca de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 225 km/h. Em termos de consumo, os testes do Inmetro apontam uma média de 12,3 km/litro na cidade e 14,4 km/litro na estrada, utilizando apenas gasolina.
O preço sugerido do novo Classe A é de R$ 344.900, o que o coloca em uma posição próxima aos demais modelos de entrada da marca, como o SUV GLA e o sedã Classe C, ambos também disponíveis na versão 200 AMG Line e equipados com o mesmo motor 1.3 turbo eletrificado.
Para aqueles que buscam uma experiência mais esportiva, o melhor ainda será aguardar pelas renovações das versões A 35 e A 45.