O segmento de sedãs médios no mercado brasileiro sofreu mais uma baixa. O Kia Cerato deixou de ser vendido no Brasil, ao menos temporariamente, segundo a marca. O modelo deixou de constar no site da Kia, seguido da confirmação da marca da suspensão das importações do modelo.
O Cerato, que vinha sendo comercializado em versão única de acabamento, era equipado com um motor 2.0 aspirado flex de 157 cv com gasolina e 167 cv com etanol, combinado com um câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. Suas dimensões compreendiam 4,64 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,44 metros de altura e 2,70 metros de entre-eixos, além de um porta-malas espaçoso de 520 litros.
O desfecho do Kia Cerato no Brasil não surpreendeu, pois suas vendas estavam em declínio, e o modelo estava desatualizado em comparação com as versões comercializadas no mercado internacional. Em outros países, o Cerato recebeu uma reestilização em 2021, com mudanças no design frontal, novas rodas, logotipo atualizado e lanternas traseiras revistas. O interior também foi aprimorado, recebendo novos revestimentos.
Apesar disso, em julho de 2022, a Kia anunciou que traria o Cerato com motor turbo para o Brasil, mas, infelizmente, esses planos não se concretizaram. A marca, no entanto, mencionou que o fim das vendas é temporário, deixando uma expectativa para um possível retorno do sedã ao país em um momento posterior, já com visual atualizado e motorização mais eficiente.
Por enquanto, as concessionárias da Kia continuarão comercializando apenas os SUVs Stonic, Niro e Sportage, além da minivan Carnival e do caminhão Bongo.