A Stellantis confirma a chegada do Citroën Ami ao Brasil e outros mercados da América do Sul. O microcarro elétrico, bem-sucedido na Europa, é focado no uso interno e para empresas, e foi oficialmente anunciado nesta quinta-feira (27) por Antonio Filosa, Presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.
Antes de sua estreia no país, o Ami foi apresentado como uma solução de mobilidade elétrica e inteligente em alguns eventos pelo Brasil. Totalmente elétrico, o microcarro possui motor de 6 kW de potência e velocidade máxima limitada a 45 km/h.
Com dimensões compactas, o Ami mede apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura. Sua estrutura tubular de aço, rodas de 14″ e freios a disco na dianteira (tambores na traseira) garantem a segurança necessária para uso urbano.
O microcarro pesa 485 kg e possui uma bateria de 5,5 kWh que proporciona autonomia de até 75 km pelo ciclo WLTP. Sua recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220V convencional em apenas 3 horas, com a praticidade de ter o cabo de recarga embutido no próprio carro.
O design do Ami é simétrico, com dianteira igual à traseira e para-brisas (quase) igual à janela traseira. Para-choques, faróis e lanternas têm a mesma forma e tamanho, buscando minimizar componentes.
Mobilidade
A Stellantis ainda não divulgou os preços ou modalidades de comercialização no Brasil. Na Europa, o preço parte de 7.190 euros, podendo ser reduzido para 6.890 euros (cerca de R$ 37.000) com o bônus ecológico, além de oferecer planos de assinatura.
Com a chegada do Citroën Ami, a Stellantis busca fortalecer sua posição em mobilidade elétrica e oferecer uma opção sustentável para a mobilidade urbana, aguardando conquistar consumidores na região.