A Stellantis, empresa responsável por marcas como Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, anunciou seus planos para a eletrificação dos carros no Brasil. Diante das novas normas de emissões do Proconve L8 a partir de 2025 e da segunda fase do regime Rota 2030, a empresa pretende lançar quatro tipos de motorizações eletrificadas, com o objetivo de atingir 60% de participação no mercado até 2030.
O COO da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, afirmou que os primeiros modelos eletrificados estarão disponíveis a partir de 2024, mas não revelou qual marca ou modelo será pioneiro nessa tecnologia. A estratégia da empresa é oferecer diversas opções de motorização, desde híbridos leves até veículos elétricos puros.
Diante dos desafios da infraestrutura brasileira para veículos elétricos, a Stellantis optou por desenvolver a tecnologia chamada “Bio-Hybrid”, que inclui sistemas híbridos leves, híbridos convencionais, híbridos plug-in e veículos elétricos. O primeiro passo será o sistema Bio-Hybrid, um híbrido-leve que incorpora um gerador de 4 cv para fornecer torque extra em baixas rotações e manter o veículo em movimento durante o “coasting”, quando o sistema start-stop desliga o motor para reduzir emissões. Esse sistema estará disponível nas versões mais acessíveis dos carros de entrada.
Além disso, a Stellantis planeja lançar o Bio-Hybrid e-DCT, um híbrido convencional com um motor elétrico de 22 cv que não movimenta diretamente as rodas, mas fica dentro da transmissão de dupla embreagem. Essa tecnologia será utilizada nas versões topo de linha dos modelos intermediários. Já o Bio-Hybrid Plug-in será um híbrido mais robusto, com um motor de 60 cv e baterias de 12 kWh, carregadas por uma tomada, destinado a modelos maiores e mais caros.
Embora a Stellantis apoie o etanol como combustível, reconhece que a indústria caminha para os veículos elétricos. No entanto, a fabricação nacional de elétricos deve levar mais tempo, e a empresa está trabalhando com parceiros para desenvolver um sistema de célula de combustível abastecida com etanol, que poderá ser adaptado para os motores 1.0 e 1.3 da linha Firefly.
Com os primeiros carros eletrificados previstos para 2024, a Stellantis enfrenta a expectativa de quais modelos serão os primeiros a adotar essa tecnologia no Brasil. A empresa busca liderar a eletrificação no país e compartilhar as motorizações entre suas diversas marcas, buscando ganho em escala e amortecimento dos custos de desenvolvimento.