A Mazda dos Estados Unidos anunciou oficialmente a decisão de encerrar as vendas do elétrico MX-30 para o mercado americano após o ano modelo de 2023. O veículo, que estava disponível apenas na Califórnia e em quantidades extremamente limitadas, ainda assim teve um desempenho de vendas abaixo do esperado desde o seu lançamento em setembro de 2021.
Durante cerca de dois anos, a empresa japonesa comercializou apenas 571 unidades, sendo que, no segundo trimestre de 2023, foram vendidas apenas 66 unidades, representando uma queda de 35% em relação ao ano anterior.
O baixo volume de vendas foi apontado como um dos principais motivos para a interrupção do modelo. Mesmo sendo comercializado com um preço sugerido de US$ 34.110, além das taxas de entrega, o Mazda MX-30 enfrentou dificuldades em se destacar no mercado, especialmente devido à sua autonomia limitada. Com uma autonomia máxima de aproximadamente 161 km, o veículo apresentou a menor autonomia entre todos os carros do ano modelo de 2023.
Em um comunicado à imprensa breve, a Mazda explicou que pretende redirecionar seus esforços de eletrificação para focar em modelos híbridos e híbridos plug-in (PHEVs). A empresa japonesa planeja lançar no mercado norte-americano o CX-90 PHEV em 2024, que oferecerá uma autonomia totalmente elétrica de até 42 km, com um preço inicial de US$ 47.445. Além disso, a Mazda está preparando o lançamento do CX-70 PHEV e também planeja introduzir o CX-50 Hybrid em sua linha de produtos para atender às necessidades específicas dos consumidores dos EUA.
Enquanto isso, a empresa continuará monitorando o desempenho do Mazda MX-30 na Europa, onde em janeiro a empresa introduziu uma versão adicional, o Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, um híbrido plug-in (PHEV) com capacidade de recarga e uma bateria de 17,8 quilowatts-hora. Essa versão usa um motor a gasolina como gerador de energia para as baterias.
E não é um motor convencional, o MX-30 R-EV traz um motor rotativo, um dos marcos revolucionários da história da Mazda. O futuro do modelo no continente europeu ainda é incerto, mas a Mazda está comprometida em explorar diferentes abordagens de eletrificação para atender às demandas específicas de cada mercado.