Em uma medida significativa voltada para o aprimoramento da segurança nas estradas e a regulamentação de veículos de alta performance, a Austrália anunciou recentemente a implementação de novas legislações que exigem uma categoria especial de carteira de motorista, a Classe U, para condutores de veículos mais potentes.
Comumente chamados de carros esportivos ou supercarros, esses veículos agora também estão sujeitos a regulamentos mais rígidos para reduzir os riscos associados à sua potência e desempenho que podem se tornar potencialmente mais perigosos nas mãos de motoristas menos experientes.
Liderando essa iniciativa, o Governo da Austrália Meridional divulgou que aproximadamente 270 motoristas no estado serão obrigados a obter a nova carteira de motorista da Classe U até 1º de dezembro de 2024. Para se qualificarem para essa nova categoria, os indivíduos deverão completar um curso de treinamento online especialmente elaborado para veículos de alta potência.
Esse curso, com previsão de lançamento para o início do próximo ano, abordará tópicos como conscientização de riscos, utilização de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) e operação segura de carros de alto desempenho. A nova legislação abrange todos os veículos com uma relação potência-peso igual ou superior a 370 cv por 1.000 kg.
Sistemas de segurança
No entanto, as mudanças não se limitam apenas às atualizações nas carteiras de motorista. O Governo da Austrália Meridional também implementou medidas para impedir a desativação dos sistemas automatizados de assistência presentes nos veículos de alta performance. Essa medida tem como objetivo garantir que recursos de segurança cruciais, como freios ABS, frenagem de emergência automatizada, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, permaneçam operacionais em todos os momentos.
Adicionalmente, os motoristas que ativarem o modo esportivo de seus supercarros em áreas urbanas e, como resultado, causarem acidentes fatais ou graves, agora enfrentarão acusações por uma “infração agravada” de acordo com as novas leis estabelecidas. Vale ressaltar que existem exceções a essa regra.
O Ministro de Polícia, Serviços de Emergência e Serviços Correcionais, Joe Szakacs, esclareceu que “é também uma defesa se não fosse prático dirigir com o sistema de intervenção automatizada habilitado, pois existem algumas circunstâncias em que tais sistemas deveriam ser legitimamente desativados, como quando um veículo está atolado ou sendo conduzido em superfícies soltas.”
Especialistas em segurança viária no país ressaltam que a ativação do modo esportivo em supercarros em ambientes urbanos pode resultar em maior rapidez de resposta e mais potência, fatores que podem contribuir para acidentes indesejados. Com a introdução dessas legislações, o Governo da Austrália Meridional busca equilibrar a emoção de dirigir esses veículos de alta performance com a proteção da segurança pública.