A Fiat mostrou a aguardada Strada 2024, que trouxe uma renovação visual significativa para a picape compacta, quatro anos após o seu lançamento. No auge das vendas no Brasil, superando até mesmo os automóveis, a caminhonete passou por mudanças de design e também introduziu a nova versão Ultra, esta equipada com o motor 1.0 turbo de 130 cv. A novidade está apenas nas versões de topo Ultra e Ranch, que custam R$ 132.990.
O design foi atualizado de maneira mais acentuada em comparação com outros modelos recentes da marca, como o Argo e o Cronos. O para-choque dianteiro sofreu alterações notáveis, movendo as luzes de neblina para uma posição mais elevada, seguindo um padrão semelhante ao do SUV Pulse.
A grade frontal também foi ampliada discretamente e apresenta um padrão colmeia na versão das fotos. Um detalhe de destaque é a adição de um acabamento plástico preto formando um “X” logo abaixo da entrada de ar. Na versão Ultra, uma linha vermelha foi adicionada à parte inferior da grade.
Internamente, as linhas gerais permanecem semelhantes ao modelo anterior, com a principal mudança sendo o novo volante, igual ao usado nos demais modelos da Fiat.
Uma das novidades da linha 2024 é a inclusão da variante Ultra, seguindo uma tradição já vista na Fiat, como na Toro. Essa versão apresenta um apelo mais urbano em comparação à Ranch, embora não conte com a capota rígida da picape maior. O pacote é o mesmo da Ranch, e se diferencia por emblemas e pelos pneus de uso urbano. A Ranch traz pneus de uso misto nas rodas de 16″.
A maior novidade é o motor 1.0 turbo já presente nos modelos Pulse e Fastback. Esse motor produz 130 cv e 20,4 kgfm de torque nos SUVs e é associado a uma transmissão automática do tipo CVT. A tração é sempre dianteira.
As versões de topo Ranch e Ultra são bem equipadas e trazem de série itens como ar-condicionado automático, central multimídia com Android Auto e CarPlay sem fio, carregador de telefones por indução e faróis de LED. Diante da concorrente Chevrolet Montana, a picape da Fiat fica atrás ao oferecer apenas 4 airbags e menos espaço interno, a despeito de ser ligeiramente mais barata do que a versão LTZ de entrada da Montana.
Ele substituiu o 1.3 Firefly de 109 cv seja substituído nas versões mais caras, que permanece nas configurações mais acessíveis. Um aumento de preços é possível, considerando que o modelo atual começa em R$ 99.990 na versão Endurance 1.4 e chega aos atuais R$ 126.990 da variante Ranch, atual topo de linha. Com motor turbo, as Strada Ranch e Ultra 2024 agora custam R$ 132.990. A Fiat ainda não revelou o restante da linha 2024 da Strada.
A proximidade do lançamento da picape média Titano pela Fiat pode moderar qualquer aumento expressivo de preços.