Em um desenvolvimento aguardado, a Ford finalmente anunciou sua decisão sobre o destino de sua fábrica em Camaçari, na Bahia. A montadora revelou que está revertendo a propriedade da planta para o Governo do Estado da Bahia, em um acordo que visa simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade. O anúncio veio após intensas negociações entre a Ford e as autoridades estaduais.
Com a resolutiva, a Ford está “devolvendo” o complexo industrial para o governo, em conformidade com a legislação vigente. A transição seguirá os trâmites legais e prevê a posterior indenização da empresa por parte do Estado. Essa indenização será calculada com base em valores de mercado e busca compensar os investimentos realizados pela montadora nas instalações locais. O contrato original de concessão estipulava que a Ford seria proprietária dos ativos enquanto mantivesse a produção em operação.
Embora a Ford não tenha comentado especificamente sobre a indenização ou os detalhes financeiros do acordo, a decisão de transferir a propriedade da fábrica para o governo pode ser vista como uma estratégia para evitar uma venda direta para a BYD, montadora chinesa que tem sido cotada para assumir as operações.
A transferência para o governo, seguida pela possibilidade da BYD se tornar a nova proprietária, pode reduzir a complexidade e a duração do processo de transição.
O interesse do governo da Bahia em envolver a BYD no processo é evidente, pois a entrada da montadora chinesa poderia atenuar o impacto econômico causado pelo encerramento das operações da Ford. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), já havia expressado publicamente seu desejo de que a BYD assumisse a fábrica, mesmo antes dos detalhes finais do acordo serem definidos.
Enquanto a fábrica de Camaçari se encaminha para uma nova fase sob a possibilidade de ser operada pela BYD, esse movimento também destaca a estratégia da Ford de buscar soluções alternativas para suas unidades fabris que não se alinham mais com sua visão de produção.
Esse cenário contrasta com a venda da fábrica em São Bernardo do Campo para a construtora São José, que a transformará em um complexo logístico, ressaltando a diversidade de abordagens adotadas pela montadora diante das mudanças no setor automotivo.