No fim de 2022, o Latin NCAP testou o então recém-reestilizado Volkswagen Polo 2023, que recebeu três estrelas no ensaio. Este ano, com o lançamento da versão de entrada Polo Track, a organização resolveu testar novamente a variante mais acessível do Polo no Brasil. De maneira previsível, o Polo Track apresentou resultados quase idênticos às outras configurações.
O Latin NCAP explicou que esse novo teste foi desencadeado pela discrepância na origem de produção do Polo Track e dos outros modelos Polo. Enquanto o primeiro é produzido em Taubaté (SP), o segundo sai das linhas de montagem em São Bernardo do Campo (SP). Segundo a entidade, “os resultados assemelharam-se aos obtidos pelo Novo Polo no teste de 2022, dentro das tolerâncias permitidas. A única discrepância identificada foi a atualização da coloração do peito de impacto lateral contra poste, que passou de amarelo para laranja, resultando agora em uma proteção marginal (abaixo do nível adequado)”.
No teste de impacto frontal, O Latin NCAP informou que o Polo Track proporciona uma sólida proteção à cabeça, pescoço e tórax do motorista e do passageiro. A proteção dos joelhos para ambos os ocupantes também foi avaliada como boa. Em relação às canelas do motorista, a proteção foi considerada adequada e boa, enquanto a proteção das canelas do passageiro foi classificada como boa.
A área dos pés foi destacada por sua estabilidade e simetria, tanto do lado do motorista quanto do passageiro. A estrutura do veículo foi considerada robusta o suficiente para suportar maiores impactos.
No teste de impacto lateral, a cabeça, abdômen e pélvis receberam uma proteção sólida, e o tórax foi considerado adequadamente protegido. Quando submetido ao impacto lateral contra poste, observou-se que a cabeça e a pelve receberam uma proteção eficiente, enquanto o tórax alcançou uma proteção marginal e o abdômen manteve uma proteção adequada.
No teste de impacto traseiro, a eficácia da proteção do banco e dos encostos de cabeça contra o efeito chicote também foi avaliada como boa.
Apesar dos resultados aparentemente positivos, o Latin NCAP conferiu ao Polo Track as mesmas 3 estrelas atribuídas ao Polo convencional. A discrepância na classificação se deu devido ao impacto contra poste, resultante de duas deficiências. Primeiramente, observou-se que o airbag lateral do Polo Track é menor, oferecendo proteção apenas para a cabeça, enquanto o Virtus apresenta uma bolsa de ar de maior tamanho.
Em segundo lugar, o Polo Track dispõe de apenas quatro airbags, sem as bolsas de cortina destinadas aos passageiros traseiros, o que prejudicou a proteção infantil nesse teste. Consequentemente, o novo Polo recebeu uma pontuação de 73% para proteção de adultos e 71% para proteção infantil.
Outros aspectos que impactaram negativamente a avaliação foram o desempenho abaixo do esperado em duas áreas. A proteção a pedestres do hatch da Volkswagen atingiu apenas 51% da pontuação máxima devido a uma classificação marginal na avaliação dos faróis. Isso porque o Polo Track tem faróis convencionais halógenos, em vez dos de LED das demais versões do hatch. Além disso, a versão de entrada não tem frenagem automática de emergência.
No quesito sistemas de assistência à segurança, o Polo também apresentou deficiências, carecendo de sensores de ponto cego, limitador de velocidade e assistente de faixa, o que resultou em uma pontuação de 58% dos pontos possíveis.