A Kia anunciou a suspensão temporária das vendas da minivan Carnival no mercado brasileiro. A decisão foi tomada em meio a um contexto de baixas vendas no segmento de minivans, que vem sendo diretamente impactado pelo crescente avanço dos SUVs. A atual geração da Carnival chegou ao mercado brasileiro em agosto de 2021 por R$ 479.990 e, desde então, enfrentava desafios para conquistar espaço em um mercado cada vez mais voltado para os utilitários esportivos.
A medida ocorre após a empresa ter adotado a mesma abordagem com o sedã Cerato, que também teve suas vendas suspensas recentemente. De acordo com informações obtidas pelo Motor1.com, a Kia confirmou essa movimentação e explicou que a suspensão ocorre por conta da indisponibilidade de estoque para atender novos pedidos.
A minivan tem 5,15 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 3,09 metros de distância entre-eixos. Com apenas a primeira fileira de assentos em uso, o porta-malas comportava até 2.905 litros, e com todas as três fileiras em uso, ainda sobram 627 litros para acomodar bagagens.
Sob o capô, a versão disponível para o mercado brasileiro contava com um motor 3.5 V6 aspirado, capaz de entregar 272 cv e um torque de 33,8 kgfm. Esse conjunto era combinado a uma transmissão automática de 8 marchas.
A Carnival também tem 7 airbags, assistente de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos, assistente de ponto cego, câmeras de visão 360° e outros recursos.