No final de março, a Hyundai lançou no mercado brasileiro o híbrido Hyundai Ioniq, que chegou custando R$ 199.990. Agora, o modelo ganhou um desconto de R$ 50 mil, baixando para R$ 149.990. O Ioniq se beneficiou da mesma negociação que reduziu o preço do Kona elétrico, e que também tornou o modelo o SUV elétrico mais barato à venda no País.
A matriz sul-coreana da Hyundai negociou os valores, possibilitando essa redução expressiva no preço do Ioniq, uma escolha que também beneficiou o modelo Kona EV. O Kona EV viu seu preço cair de R$ 229.990 para R$ 189.990, representando uma economia de R$ 40.000 para aqueles que buscam veículos elétricos.
O Toyota Corolla híbrido mais barato custa R$ 183.790, já que só é oferecido na versão de topo Altis, e a única opção é pela Altis Premium, de R$ 193.590. O Ioniq, a R$ 149.990, custa o mesmo que o Corolla mais em conta, o GLi flex.
Importante ressaltar que, mesmo com a redução de R$ 50.000 no preço, o Hyundai Ioniq HEV mantém o a mesma lista de itens de série. Os compradores desfrutarão de recursos como uma central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, freio de estacionamento eletrônico com função AutoHold, faróis full-LED, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas e um conjunto de 7 airbags, garantindo segurança e conforto.
Híbrido a gasolina
Sob o capô, o Ioniq híbrido combina um motor a gasolina de 1.6 litro, com 105 cv e 15 kgfm de torque, com um propulsor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm de torque. A potência total combinada é de 141 cv, acompanhada por um torque de 27 kgfm. De acordo com os dados de etiquetagem veicular do Inmetro, o Ioniq híbrido alcança média de consumo de 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Com essa redução de preço para R$ 149.990, o Hyundai Ioniq híbrido assume o posto de ser o veículo híbrido mais acessível do Brasil, especialmente entre os modelos híbridos convencionais (HEV), não considerando os híbridos-leves (MHEV). O segundo lugar nessa categoria é ocupado pelo seu parente próximo, o Kona Hybrid, comercializado por R$ 169.990, e que compartilha o mesmo conjunto tecnológico.