A Volkswagen revelou oficialmente a aguardada nova versão do Passat Variant 2024, trazendo mudanças significativas no modelo. A principal novidade é a decisão de descontinuar o sedã, concentrando-se apenas na versão perua, uma resposta à preferência crescente por esse tipo de veículo.
Com a mesma base MQB Evo utilizada pelo Golf e próximo Tiguan, o novo Passat Variant 2024 se destaca por seu aumento de tamanho. Agora com 4.917 mm de comprimento (acréscimo de 144 mm), 1.852 mm de largura (mais 20 mm) e entre-eixos de 2.841 mm (acréscimo de 50 mm), oferece um interior mais espaçoso e presença visual marcante.
O design também traz mudanças sutis, aproximando-se da estética dos veículos elétricos da Volkswagen. O modelo estará disponível em diferentes versões: Passat, Business, Elegance e R-Line, com opções de rodas de até 19 polegadas. Os faróis de LED Matrix recém-desenvolvidos e a barra de luz na traseira aprimoram a iluminação.
Internamente, o novo Passat adota uma abordagem digital e minimalista, com uma tela sensível ao toque de 12,9″ (15″ opcional). O painel de instrumentos analógico foi substituído por um painel digital de 10,25″. O seletor de marchas foi movido para a coluna de direção, como nos modelos elétricos da marca, liberando espaço no console central.
A capacidade do compartimento de bagagem também aumentou, chegando a 690 litros e impressionantes 1.920 litros com os bancos dobrados.
A linha de motores inclui uma novidade: a introdução de uma unidade híbrida-leve a gasolina com o 1.5 eTSI de 150 cv. Além disso, estão disponíveis motores a gasolina e diesel, todos com transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.
Os modelos híbridos plug-in, denominados “eHybrid”, oferecem opções com 204 cv e 272 cv, proporcionando uma autonomia elétrica de até 100 km graças à bateria de 19,7 kWh. Uma adição bem-vinda é o suporte para carregamento rápido em corrente contínua a 50 kW, agilizando o processo de recarga.
A estreia pública do novo Passat está agendada para o Salão de Munique, com as vendas previstas para o primeiro trimestre do próximo ano. A produção será transferida para a Eslováquia, onde será montado junto com o novo Skoda Superb.
As versões mais baratas partem de 40 mil euros (R$ 215 mil), enquanto as intermediárias, que deverão ser as mais vendidas no mercado europeu, ficarão na casa dos 50 mil euros (R$ 269 mil).