A inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, Bahia sofreu um atraso significativo em seu cronograma. Segundo Alexandre Baldy, conselheiro e porta-voz da empresa, a produção nas instalações onde a Ford operou por mais de 20 anos deverá começar somente no primeiro trimestre de 2025. Esse adiamento ocorreu devido às complexidades burocráticas envolvidas na negociação da unidade.
A negociação entre a Ford e a BYD não ocorreu de forma direta devido a questões internas de ambas as empresas. A solução encontrada foi que o governo do Estado da Bahia comprasse a fábrica da Ford e posteriormente a repassasse à BYD. Com a resolução desse impasse, a BYD pôde finalmente ter acesso à unidade e iniciou uma avaliação minuciosa da área construída. A intenção da BYD é aproveitar as estruturas já existentes da Ford e expandir ainda mais a unidade com novas construções, embora Baldy tenha destacado que planejam uma completa reconfiguração do layout da fábrica.
Segundo informações da AutoData, o lançamento oficial da fábrica está programado para outubro, com a presença esperada de Wang Chuanfu, presidente e CEO global da BYD, e a possível participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A BYD já está em contato com fornecedores locais para atender às suas demandas, que se concentram principalmente em veículos híbridos e elétricos. Baldy revelou que algumas empresas estão prontas para fornecer localmente componentes para veículos híbridos flexíveis, e que novidades sobre esse tema podem ser esperadas nos próximos 180 a 240 dias.
Além disso, a BYD revisou suas projeções de vendas para 2023, aumentando a previsão de 10 mil para 15 mil unidades até o final do ano. Isso se deve em grande parte ao sucesso do modelo Dolphin, que recebeu 4 mil encomendas em apenas dois meses desde o seu lançamento.
Para atender a essa crescente demanda, a BYD está expandindo sua rede de revendedores. Atualmente, conta com trinta lojas, sessenta em construção e vinte em processo de negociação. A meta é encerrar o ano com cem pontos de venda operando. Quanto aos planos de expansão para 2024, Baldy prefere aguardar a concretização do primeiro antes de revelar os detalhes.
Por fim, a BYD aguarda com expectativa a possível extensão até 2032 dos regimes automotivos do Nordeste e do Centro-Oeste, atualmente em análise no Senado. Até o momento, não houve avanços significativos nos últimos dez dias em relação a essa importante questão para a indústria automobilística brasileira.