Os tipos de seguro para carros são:
TIPO DE SEGURO PARA CARROS | COBERTURA |
Seguro contra roubo ou furto | Somente roubou ou furto |
Seguro para terceiros | Danos provocados a outro carro ou pessoas que não estejam no seu carro |
Seguro para passageiros | Danos provocados aos passageiros do seu carro |
Seguro básico | Roubo, furto e danos provocados por acidente mediante pagamento de franquia |
Seguro completo | Cobertura de todos os itens dos seguros anteriores |
Seguro adicional | Cobertura para acessórios e serviços extras |
Seguro contra roubo ou furto
Este tipo de seguro para carro é o seguro mais simples oferecido pelo mercado, normalmente a cobertura é para o valor do carro na tabela FIPE, exceto em casos que você estabeleça que seja diferente no contrato.
Extremamente básica, cobre somente o que o próprio nome diz, roubo ou furto do seu carro, apesar de ser o tipo de seguro mais barato, não cobre qualquer outro tipo de acidente com você, com seu carro ou com terceiros.
Para poder receber um seguro contra roubo ou furto, seu carro não pode ser encontrado e caso o seja que ele tenha danos que provoquem a perda total do carro.
Por perda total entende-se que os danos provocados ao carro comprometam mais de 75% do seu valor na tabela FIPE.
Seguro para terceiros
Outro tipo de seguro para carro barato é o seguro contra terceiros, mas assim como o seguro contra roubo ou furto, este tipo de seguro cobre apenas os danos provocados a terceiros.
Ele pode ser acoplado a um plano mais básico de seguro, como por exemplo, fazendo como um adendo em um seguro contra roubo ou furto, ou normalmente estar incluído em uma cobertura completa, como veremos mais adiante.
Os danos provocados às pessoas que são cobertos por esse tipo de seguro, envolvem os físicos, tanto as pessoas quanto os bens, os judiciais ou os morais.
Esses dois últimos danos ocorrem menos e suas coberturas são menos utilizadas nesse tipo de seguro para carro, já que cobririam um um eventual processo por algum acidente ou ocorrência que você tenha provocado com seu carro.
Já a cobertura para os danos físicos, é o que mais faz valer a pena ter esse tipo de seguro para carro se você não tem como pagar uma cobertura completa, já que esta cobertura abrange, por exemplo, diárias de hospitais em caso de uma pessoa chegar a ser hospitalizada por um acidente que você tenha provocado ou o conserto do carro de outra pessoa que tenha se envolvido em um acidente com você.
Vale destacar que esse tipo de seguro para carros só cobre terceiros desde que você seja o culpado na situação do acidente, não é possível acioná-lo se a pessoa provocou o acidente.
É importante destacar também que diferente do seguro para passageiros que veremos a seguir, o seguro contra terceiros não cobre os danos físicos provocados aos passageiros que estejam no seu carro.
Seguro para passageiros
Este tipo de seguro para carros tem sido cada dia mais comum, principalmente para os motoristas por aplicativo, empresas de transporte e taxistas, isto porque sua cobertura cobre os danos, normalmente físicos, provocados aos passageiros do carro.
Apesar de ser mais utilizado pelo público citado, você também pode contratá-lo para a proteção da sua família.
Seguro básico
O seguro básico é um dos tipos de seguros para carros mais contratados no Brasil, são os seguros que têm a participação do segurado no pagamento dos danos em caso de acidente, a chamada franquia.
Com este tipo de seguro, o valor da franquia é pré-determinado em sua apólice, se por exemplo você tem uma franquia de R$2.000,00 e no conserto do seu carro provocado por um acidente a oficina mecânica cobra R$6.000,00, você teria que pagar a franquia à seguradora e eles pagariam o valor total do conserto para a oficina.
Nesse tipo de seguro para carro, também há cobertura para casos de roubo ou furto, cumprindo as mesmas regras do seguro de roubo e furto, ou seja, que seu carro não seja recuperado, e, caso seja recuperado que tenha sofrido danos que tenham um valor superior a 75% do valor do carro.
Este mesmo percentual vale para acidentes, o que quer dizer que você só será indenizado no valor total da tabela FIPE, caso o valor do conserto seja superior a 75% do valor do seu carro, e neste caso, também é necessário pagar a franquia.
Seguro completo
Este seguro para carro é chamado de completo ou compreensivo, e é o tipo de seguro mais abrangente do mercado brasileiro, ele cobre tudo o que falamos nos seguros anteriores ou seja roubo, furto e acidente, mas também oferece assistência 24 horas e serviços como chaveiro ou reboque.
Além destas cobertura, normalmente há coberturas extras em queda de raios, alagamento, prestação de serviços em caso de acidente, como carro reserva e hotéis caso aconteça algum incidente com você estando longe de casa.
Apesar de ser o tipo de seguro para carros mais caro, ele é o que te garante uma cobertura completa como o próprio nome diz e que te dá muito mais tranquilidade para dirigir.
O seguro completo também é chamado de seguro compreensivo.
Coberturas adicionais
Também existem coberturas adicionais que podem ser contratadas por este tipo de seguro, e que normalmente alguns seguros completos para carros oferecem em sua apólice ou com a possibilidade de adquiri-los à parte.
Estas coberturas, pode ser por exemplo para blindagem seu carro, para vidros ou cobertura para acessórios específicos do seu carro, como por exemplo um equipamento de som premium.
Como escolher o melhor seguro para o meu carro?
Antes de definir qual seguro adquirir, é importante levantar alguns pontos que podem ajudar a tornar essa escolha mais fácil. Algumas perguntas que podem ajudar a guiar são: Para que você usa seu carro diariamente? Quais são os horários que o uso do seu automóvel é mais comum? Quais são os números de violência na região onde você mora?
Com essas perguntas em mente podemos começar a elaborar qual o melhor seguro para você. Primeiramente é importante levar em conta o uso do veículo diariamente. Caso você não utilize muito o carro durante a semana e o veículo só saia da garagem para passeios ocasionais, o seguro básico é a melhor opção.
Mas caso você utilize o carro para trabalhar todos os dias, automaticamente estará mais exposto a problemas no trânsito. Nesse caso é importante investir em dois tipos de seguro: o básico e para terceiros.
Outro fator importante para se levar em consideração é o nível de violência da região onde o carro ficará estacionado. Se sua casa ou trabalho forem localizados em locais com índices altos de roubos, é importante incluir um seguro contra roubo ou furto no pacote.
Levando essas perguntas em conta você com certeza chegará a resposta de qual seguro de carro é o melhor para você.
E para que você tenha acesso aos melhores seguros do mercado, confira abaixo uma lista com as 10 melhores seguradoras de 2021:
E se você está buscando um veículo seminovo que possua todas as características e garantia de um carro recém saído da fábrica, conheça nossos veículos seminovos certificados clicando aqui.
Opa até que fim consegui achar a informação que estava
precisando sobre esse assunto. Infelizmente são poucos
sites no qual encontrei com a informação correta e bem
escrito. Obrigado e compartilhei nio meu facebook com
alguns colegas.