A Honda acaba de oficializar lançamento do aguardado Prologue, um veículo totalmente elétrico que representa um passo significativo no processo de eletrificação da marca. O modelo é um SUV 100% elétrico que utiliza a plataforma Ultium da General Motors, a mesma plataforma adotada por modelos como o Chevrolet Blazer EV e o Cadillac Lyriq.
O Prologue, projetado pelo Honda Design Studio em Los Angeles, se posiciona acima do CR-V e ao lado do Passport, mas com uma proposta inteiramente voltada para a eletrificação. Isso significa que foi concebido desde o início como um veículo elétrico puro e não terá versões a combustão.
O design do Prologue é descrito pela marca como “neo-robusto”, apresentando características distintas, como faróis integrados à grade frontal, lanternas horizontais interligadas e rodas de até 21″. Na traseira, o logotipo da marca é substituído pelo nome “Honda”.
O interior do Prologue é moderno, com um painel composto por telas digitais e materiais de alta resolução. O painel de instrumentos tem 11″, enquanto a tela do sistema multimídia tem 11,3″. Os controles do ar-condicionado permanecem como botões físicos, demanda recorrente dos usuários.
Espaço interno maior
Uma das características mais impressionantes do Prologue é sua enorme distância entre-eixos de 3.094 milímetros, comum em veículos elétricos com plataforma dedicada. Isso oferece um espaço interno generoso e conforto para os ocupantes. Em comparação com outros modelos da Honda, como o CR-V e o Passport, o Prologue oferece mais espaço interno.
O novo carro estará disponível em versões com um ou dois motores elétricos. A versão de tração integral terá uma potência de 292 cv e torque de 46 kgfm. A Honda estima que a bateria de 85 kWh proporcionará uma autonomia de 480 km na configuração mais eficiente, com rodas de 19″ e motor dianteiro. Com tração nas quatro rodas e rodas de 21″, o alcance cai para 418 km.
Recarga
O Prologue suporta recarga em uma estação doméstica de 11,5 quilowatts, que leva cerca de 8 horas para carregar a bateria até 100%. Além disso, um kit de carregamento portátil de 7,6 kW estará disponível. O carregamento rápido em corrente contínua (DC) de 155 kW também é uma opção, permitindo adicionar 107 km de autonomia em 10 minutos.
As vendas do Honda Prologue nos Estados Unidos estão devem para começar no próximo ano, e a Honda tem planos de expandir seu portfólio de veículos elétricos, com um segundo modelo desenvolvido em uma plataforma própria previsto para 2025. Até 2024, a marca está comprometida em alcançar 100% das vendas de veículos com emissões zero.