A JLR está lançando a linha 2024 do Discovery no Brasil, já disponível para encomendas já nas concessionárias. O novo Discovery está disponível em duas versões, R-Dynamic HSE e Metropolitan, ambas equipadas com motorização turbodiesel D300 MHEV, que é uma configuração híbrida-leve. Os preços iniciais variam de R$ 749.425 a R$ 759.300 dependendo das opções escolhidas.
As duas versões trazem teto solar panorâmico, sistema de som Meridian e espaço para sete passageiros. Além disso, oferece funcionalidades avançadas, como o capô transparente chamado pela marca de ClearSight Ground View, câmeras 360º e um monitor de colisão traseira.
Quanto ao design exterior, a versão Metropolitan chama a atenção com detalhes como pinças de freio na cor preta, teto solar com abertura na seção dianteira e traseiro fixo, rodas diamantadas de 22″ escurecidas. O porta-malas tem abertura elétrica das duas partes. No interior, muito luxo, revestimento de couro, volante aquecido e um sistema de pré-condicionamento do ar da cabine.
Sob o capô, as duas versões do Discovery 2024 usam o motor 3.0 Ingenium de seis cilindros em linha, que trabalha em conjunto com um alternador capaz de funcionar como motor elétrico. Esse sistema utiliza a rotação do motor para gerar corrente elétrica e recupera energia durante a desaceleração, carregando uma bateria de 48 volts.
Quando atua como motor elétrico, ele fornece assistência de torque e é usado para dar partida no motor pelo sistema start/stop. O conjunto entrega 300 cv a 4.000 rpm e um torque de 66,3 kgfm a 1.500 rpm. De acordo com os dados de fábrica, o Discovery é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 209 km/h.
O câmbio é sempre automático de oito marchas e trabalha em conjunto com o sistema de tração Terrain Response 2, que é configurável e capaz de se adaptar às diferentes condições de terreno. Além disso, sendo um híbrido leve MHEV, o Discovery é isento do rodízio municipal em São Paulo e pode contar com reduções no valor do IPVA em alguns estados.